A África do Sul sagrou-se hoje campeã mundial de râguebi, após vencer a Nova Zelândia por 12-11, na final do Campeonato do Mundo de França2023, em Paris, e tornou-se na primeira seleção a conquistar quatro títulos mundiais.

Com quatro penalidades convertidas por Handre Polard ainda na primeira parte (03, 13, 19 e 34 minutos), os Springboks voltaram a vencer apenas pela margem mínima, pela terceira vez consecutiva, apesar de jogarem em superioridade numérica durante mais de 40 minutos.

Os sul-africanos superaram a fase de grupos no segundo lugar do Grupo B, após perderem com a Irlanda (13-8), e na fase de eliminatórias deixaram para trás França (29-28), nos quartos de final, e a Inglaterra (16-15), nas meias-finais.

Hoje, no Stade de France, jogaram em superioridade numérica logo a partir dos dois minutos, após um cartão amarelo a Shannon Frizell, e a vantagem tornou-se definitiva a partir da expulsão de Sam Cane (27), quando a África do Sul já vencia por 9-3, mas voltaram a não conseguir superiorizar-se com clareza.

A adversidade uniu os All Blacks, que chegaram ao intervalo dentro do resultado (6-12), com duas penalidades de Richie Mo’unga (17, 38) a manterem tudo em aberto face aos quatro pontapés certeiros de Pollard.

Os All Blacks tentaram por todas as formas aproveitar os 20 minutos em que voltaram a ter o mesmo número de unidades em campo, após os cartões amarelos aos sul-africanos Siya Kolisi (45) e Cheslin Kolbe (73), mas foi mesmo num momento de inferioridade que fizeram o único ensaio do encontro, por Beauden Barrett (58).

Mo’unga não conseguiu a transformação e Jordie Barrett (73) também não conseguiu capitalizar em pontos o lance que valeu o amarelo a Kolbe, que permitiu aos All Balcks jogarem os últimos minutos em igualdade numérica.

No entanto, a África do Sul manteve o seu estilo pragmático e conseguiu segurar a vantagem, que lhe vai permitir, também, manter o primeiro lugar do ranking mundial.

Os Springboks conquistaram, assim, o direito de ‘bordar’ uma quarta estrela junto ao seu símbolo, juntando o título de 2023 aos conquistados em 1995, 2007 e 2019.

A conquista da África do Sul encerrou o Campeonato do Mundo de França2023, que se disputou desde 08 de setembro.

A próxima edição do Mundial será disputada em 2027, na Austrália, e será pela primeira vez disputada por 24 seleções.