A Agronomia sagrou-se hoje campeão português de râguebi, ao vencer o Belenenses, que detinha o título nacional, por 18-10, na final disputada em Monsanto.

Os agrónomos, segundos classificados da fase de apuramento, levaram a melhor sobre o primeiro classificado e somaram o segundo título do seu historial, 12 anos depois da histórica conquista de 2007.

Depois de entrarem praticamente a perder, com o ensaio do belenense Duarte Azevedo (10 minutos), transformado por Manuel Marta (0-7), os ‘agrónomos' reagiram da melhor forma e deram a ‘cambalhota' no marcador ainda antes do intervalo.

Aos 17 minutos, Vasco Ribeiro assinou o primeiro ensaio da Agronomia, reduzindo para 7-5, dois minutos antes de sofrer uma grave lesão e ser rendido por Dionasio Ratabuli.

O próprio fijiano, na segunda parte, assinou o segundo ensaio dos ‘verde e brancos' (62), colocando a sua equipa muito perto do título, com um parcial de 15-7, após um erro da defensiva do Belenenses, já depois de José Rodrigues, com uma penalidade, colocar a equipa em vantagem pela primeira vez (40+5).

Manuel Marta (65) ainda respondeu com uma penalidade que reduziu para 15-10, mas a equipa da Tapada da Ajuda defendeu com mestria a vantagem e José Rodrigues voltou a converter uma penalidade no último lance (80+4) para selar o título dos agrónomos.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.