O jogo Espanha-Portugal, da quinta jornada do Europe Championship em râguebi, será disputado no domingo à porta fechada, por recomendação emitida hoje pelo Ministério da Cultura e Desporto espanhol, como medida preventiva da propagação do Covid-19.

A decisão foi anunciada pela federação espanhola através de um comunicado, ao qual a congénere portuguesa acrescentou que, devido ao encerramento do Estádio Universitário de Madrid, o desafio poderá ser transferido para Guadalajara, a cerca de 60 quilómetros da capital.

A decisão do ministério que tutela o desporto faz parte de uma “bateria de medidas preventivas” adotadas pelo governo espanhol, entre as quais se encontra a indicação de que “todas as competições e eventos desportivos profissionais e não profissionais de âmbito nacional e internacional devem decorrer à porta fechada”.

A seleção portuguesa deverá viajar para Espanha na sexta-feira, onde vai discutir com a seleção anfitriã o estatuto de vice-campeão do torneio das Seis Nações B, no desafio da última jornada, que se inicia com ambos os países empatados em segundo lugar, com nove pontos.

Espanha teve até hoje um total de 35 mortos provocados pelo novo coronavírus e 1.622 pessoas infetadas, 400 mais do que na segunda-feira, segundo a atualização dos números feita pelo Ministério da Saúde espanhol.

Entre as pessoas que contraíram a doença até hoje, 135 já tiveram alta, sendo as comunidades de Madrid (782), País Basco (195), La Rioja (144) e Catalunha (124) as mais afetadas pela epidemia.

As autoridades espanholas também recomendaram a todas as federações desportivas do país a realização à porta fechada dos eventos desportivos, entre os quais os jogos da Liga espanhola de futebol.

A epidemia de Covid-19 foi detetada em dezembro, na China, e já provocou mais de 4.000 mortos.

Cerca de 114 mil pessoas foram infetadas em mais de uma centena de países, e mais de 63 mil recuperaram.

Portugal regista 41 casos confirmados de infeção, segundo a Direção-Geral da Saúde.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.