Um jogador da equipa de sub-16 de râguebi do Belenenses testou positivo para o novo coronavírus responsável pela pandemia de Covid-19, confirmou à Lusa o presidente da secção da modalidade do clube do Restelo, André da Cunha.

O dirigente não quis avançar a identidade do atleta, por forma a preservar a sua privacidade, e assegurou que todos os atletas do clube foram imediatamente informados para contactar a Direção Geral da Saúde e seguir as instruções da entidade.

O clube do Restelo informou, ainda, os responsáveis do CR Évora, cujas equipas de sub-16 e sub-18 se deslocaram a Lisboa no dia 08 para defrontarem os ‘azuis’ em jogos a contar para os campeonatos nacionais dos respetivos escalões.

Manuel Couto, presidente do clube alentejano, confirmou à Lusa ter recebido a informação da parte do Belenenses e garantiu que os familiares de todos os jogadores de ambos os escalões, que viajaram entre Lisboa e Évora no mesmo autocarro, foram já informados da situação.

O dirigente dos alentejanos disse ainda que o clube contactou a linha Saúde 24 por e-mail e aguardava por uma resposta ao início da noite de hoje.

O CR Évora, de resto, suspendeu toda a atividade “ainda antes da recomendação da federação”, na quarta feira, tendo recomendado aos atletas que evitassem “possíveis locais e fontes de contaminação”.

O coronavírus responsável pela pandemia da Covid-19 infetou cerca de 170 mil pessoas, das quais 6.500 morreram. Das pessoas infetadas em todo o mundo, mais de 75 mil recuperaram da doença.

O surto começou na China, em dezembro, e espalhou-se por mais de 140 países e territórios, o que levou a Organização Mundial da Saúde a declarar uma situação de pandemia.

Em Portugal, 331 pessoas foram infetadas até hoje, com o registo de uma morte, anunciada hoje pela ministra da Saúde, Marta Temido, no caso um homem de 80 anos, com "várias patologias associadas" que estava internado há vários dias no Hospital de Santa Maria, em Lisboa.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.