O pilar Francisco Fernandes, o formação Samuel Marques e o abertura Joris Moura regressam à seleção portuguesa de râguebi nos desafios da janela internacional de julho, frente a África do Sul e Namíbia, informou hoje a Federação.

Os três internacionais portugueses, ausentes desde o Mundial França2023, integram a primeira convocatória do novo selecionador de Portugal, Simon Mannix, na qual se destacam ainda as ausências do abertura Hugo Aubry e do ponta Raffaele Storti, ambos devido a lesões sofridas ao serviço dos seus clubes, em França.

O defesa Nuno Sousa Guedes (CDUP), operado ao joelho esquerdo no final da época, também está ausente nas escolhas do neozelandês, mas Manuel Cardoso Pinto (Agronomia), que se lesionou na final no campeonato nacional, em 17 de maio, faz parte da lista.

Assim, Mannix chamou, para a primeira linha, Cody Thomas (Rouen/Fra), Francisco Fernandes (Béziers/Fra), David Costa (Direito), Luka Bejic (Chambéry/Fra), Pedro Vicente (Agronomia), Lucas da Silva (Brive/Fra), Diogo Hasse Ferreira (Dax/Fra), Abel Cunha (Albigeois/Fra) e António Prim (Direito).

Duarte Torgal (Direito), Nicolas Fernandes (Macon/Fra) e Martim Bello (Cascais) são os elementos da segunda linha na lista, posição em que Mannix contará, em caso de necessidade, com a versatilidade de alguns dos jogadores chamados para a terceira linha: João Granate (Direito), Diego Pinheiro Ruiz (Grenoble/Fra), André Cunha (Belenenses), Nicolas Martins (Montpellier/Fra), Vasco Batista (Benfica) e Hugo Camacho (Béziers).

Para formar o par de médios, foram chamados os formação Samuel Marques (Béziers/Fra) e Pedro Lucas (Técnico), para além dos abertura Joris Moura (Valence Romans/Fra), Manuel Vareiro (Direito) e Domingos Cabral (Agronomia).

Nas posições das linhas atrasadas, o selecionador vai contar com José Paiva dos Santos (Belenenses), Rodrigo Marta (Colomiers/Fra), Tomás Appleton (CDUL), José Lima (Agronmia), Simão Bento (Mont-de-Marsan/Fra) e Manuel Cardoso Pinto (Agronomia).

“Em prevenção”, de acordo com a convocatória divulgada pela Federação Portuguesa de Râguebi, estão Pedro Santiago Lopes (Cascais), António Rebelo de Andrade (Agronomia), Vasco Leita (Agronomia), Diogo Rodrigues (Belenenses) e Gabriel Aviragnet (Albigeois/Fra).

Os ‘lobos’ iniciam a preparação dos encontros da janela internacional de verão em 24 de junho, no Centro de Alto Rendimento de râguebi, no Jamor.

Portugal defronta a Namíbia em 12 de julho, em Windhoek, e a África do Sul, em 20 de julho, no Free State Stadium, em Bloemfontein, a cerca de 400 quilómetros de Joanesburgo.

Trata-se da primeira vez que a seleção portuguesa de râguebi defronta o campeão do mundo em título, os ‘springboks’, vencedores do França2023, onde os ‘lobos’ fizeram história ao alcançar o seu primeiro triunfo de sempre na competição, frente às Fiji.