Uma equipa de 28 agentes da Polícia de Segurança Pública (PSP) vai colaborar com a Polícia Nacional Francesa (PNF) durante o Campeonato do Mundo de râguebi França2023, informou hoje o Ministério da Administração Interna (MAI).
A missão, indica o gabinete de José Luís Carneiro, insere-se no Projeto Europeu de Patrulhas Conjuntas e foi “articulada com o ministério do Interior francês”, prevendo-se que seja renovada “nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2024”, que se realizam em Paris.
“Esta ação da PSP relaciona-se com um apoio mais próximo aos cidadãos portugueses que se desloquem àquele país para assistir aos jogos da seleção nacional de râguebi, que participa no campeonato”, indica o MAI, numa nota enviada à agência Lusa.
A presença de agentes da PSP em território francês “iniciou-se em 03 de setembro” e será feita “de forma gradual” até 30 de outubro, dois dias após a final da competição, agendada para 28 de outubro, no Stade de France, em Paris.
O maior contingente de agentes portugueses será mobilizado para a capital francesa, onde estarão “oito polícias no apoio à Prefeitura da Polícia de Paris”, indica o MAI.
Serão ainda afetados dois polícias para apoio à Direção Central de Segurança Pública, que serão destacados, sucessivamente, “para as cidades de Nice, Toulouse e Saint-Étienne”, onde a seleção portuguesa vai disputar os seus encontros na competição.
Duas equipas cinotécnicas serão ainda enviadas para Lyon, onde Portugal não tem qualquer encontro agendado, e para Toulouse, onde os ‘lobos’ defrontam Geórgia e Fiji.
Para auxiliar a Direção Central de Polícia de Fronteiras será destacada “uma equipa de dois polícias para Nice e três polícias para a cidade de Perpignan”, onde a seleção portuguesa instalou, na segunda-feira, o seu ‘quartel-general’.
A seleção portuguesa vai jogar o Mundial de râguebi pela segunda vez no seu historial, após a histórica presença na competição, em 2007, também em França.
Portugal vai disputar o Grupo C, no qual enfrenta o País de Gales (16 de setembro), em Nice, a Geórgia (23 de setembro), em Toulouse, a Austrália (01 de outubro), em Saint-Étienne, e as Fiji (08 de outubro), novamente em Toulouse.
O Mundial de França2023 decorre entre 08 de setembro e 28 de outubro.
Comentários