Portugal estreou-se hoje no Rugby Europe Trophy com uma vitória expressiva na receção à República Checa, por 45-12, cumprindo o objetivo definido pelo selecionador Martim Aguiar.
Com este triunfo, que garantiu um ponto de bónus ofensivo, a seleção portuguesa assegurou o apuramento para a terceira ronda de qualificação para o Mundial de 2019.
No Estádio Nacional, a seleção lusa abriu a contagem logo aos três minutos, através de um pontapé de penalidade convertido por José Rodrigues, e fez um ensaio pelo ponta Tomás Aplleton, numa jogada apoiada muito bem delineada desde a retaguarda, com a oval a passar pelas mãos de vários jogadores.
Mas, num momento de desconcentração, permitiu que os checos reduzissem num ensaio marcado por Anthony Kent.
Portugal voltou a assentar o seu jogo, bem mais rápido e solto do que o estilo interpretado pelos checos, mais altos e pesados, tendo chegado ao intervalo com uma vantagem confortável (24-5) que lhe permitia encarar a segunda metade com tranquilidade.
E foi isso que veio a acontecer, com José Rodrigues, Gustavo Duarte e Sebastião Villax a imperarem no relvado, com as suas arrancadas e mudanças de direção procurando manter a bola sempre jogável.
Na segunda parte, Portugal somou mais três ensaios (num total de seis), apesar de ter tirado o pé do acelerador e de ter jogado de forma mais controlada.
A República Checa nunca deixou de lutar, avançou no terreno, mas acabou por ser um domínio mais consentido por Portugal do que real.
Comentários