O Japão venceu hoje em Toulouse a seleção de Samoa e continua 'na corrida' por uma das vagas do Grupo D para os quartos de final do Campeonato do Mundo de Râguebi.

Quanto aos samoanos, derrotados por 28-22, despedem-se assim da continuidade do Mundial que decorre em França - fica certo que não subirão do terceiro lugar.

Os 'Brave Blossoms' japoneses só perderam com Inglaterra (34-12) e somaram sucessos frente ao Chile (42-12) e, agora, Samoa, pelo que ficarão em segundos se derrotarem a Argentina, em 08 de outubro, em Nantes.

Para Samoa, tudo pode correr um pouco pior, já que se falharem o terceiro lugar ficam de fora da qualificação direta para o Mundial de 2027, na Argentina. Um quadro realista, já que o próximo adversário é o forte XV de Inglaterra.

Mais dinâmicos e empreendedores no relvado de Toulouse, os japoneses abriram logicamente o marcador por Pieter Labuschagne (7-0, aos 13 minutos).

O médio de abertura Rikiya Matsuda encontrou Mickaël Leitch para um vistoso ensaio (17-3, 32 minutos), que deixava os samoanos com poucas respostas.

Reduzida a 14 pelo cartão amarelo a Taumateine, Samoa insistia no seu jogo estereotipado, só apoquentando um pouco na parte final, já sem hipótese para discutir a vitória, mas, ainda assim, garantir o ponto de bónus defensivo.