A 11.ª edição do Portugal Rugby Youth Festival trouxe este fim-de-semana a Lisboa três mil jovens de todo o mundo, com 118 equipas dos cinco continentes a disputarem o maior torneio de rugby da Europa.

Entre as 118 equipas no torneio organizado pela Move Sport, que se disputou nos dias 13 e 14 de abril no Estádio Universitário em Lisboa, contam-se 63 portuguesas e 55 estrangeiras.

As equipas estrangeiras, que este ano batem o recorde de participações, representam os cinco continentes e algumas das nações mais prestigiadas do 'rugby', como é o caso de Inglaterra, Austrália, Irlanda, Escócia, França, País de Gales e Estados Unidos. Também vão estar presentes equipas da Namíbia, Zimbabué, Suécia, Luxemburgo, Gibraltar, Bélgica, Espanha, Itália e Qatar.

O Portugal Rugby Youth Festival disputou-se nos escalões masculinos de sub-13, sub-15, sub-17 e sub-19, e femininos de sub-15 e sub-19.

Durante os dois dias da competição, as equipas fizeram um total de 350 jogos, com as finais de todos os escalões a serem realizadas este domingo à tarde, onde participaram jovens entre os 12 e os 18 anos.

A equipa de Agronomia venceu a final de sub-13 ao derrotar a equipa de Direito, na primeira final da tarde de domingo. De seguida, entraram em campo as equipas femininas de sub-15 da USA Schools e Lusitanas, com a formação portuguesa a vencer a final.

O jogo seguinte colocou frente a frente as raparigas americanas da equipa Morris Girls e as australianas do Melbourne Kangaroos em sub-19. A vitória foi conquistada pelas australianas.

No escalão sub-15 foi a vez dos ingleses do Blackheath Rugby Club enfrentarem os americanos do USA Schools. Depois de um encontro renhido, o Blackheath marcou o ensaio da vitória já perto do fim da partida.

Nos restantes escalões, os irlandeses do Tullow RFC venceram em sub-17, e os ingleses Myerscough College saíram vitoriosos do escalão sub-19.