Num Campo das Olaias cheio, o 15 azul e branco voltou a mostrar-se muito forte e preparado para os rigores da fase final, capitalizando a folga do CDUL e a derrota da Agronomia ao somar cinco pontos (graças ao ponto bónus ofensivo).
A Académica até fez um primeiro tempo competente, resistindo enquanto conseguiu às investidas ofensivas do Técnico, que marcou quatro ensaios nos primeiros quarenta minutos (um de Kane Hancy e de João Lobo e dois de Sean Reidy) contra dois dos conimbricenses (um de Eduardo Salgado e outro de António Salgueiro).
Todavia, a segunda parte dos homens da casa foi muito mais forte e, perante alguma quebra física e anímica dos visitantes, marcaram cinco ensaios sem resposta.
Importa destacar, numa época em que muito se criticou a presença constante de três ou quatro estrangeiros no quinze de Lisboa, peças fundamentais numa renovação desportiva (e não só) que se estendeu a todo o clube cinquentenário, o facto de quase todos os ensaios terem sido marcados por atletas formados nas Olaias.
Para além do ensaio de Sean Reidy (o terceiro para o avançado, que terminou a partida com 26 pontos), João Dias, António Paramés, Miguel Oliveira e António Marques foram responsáveis pelos ensaios do conjunto visitado (três deles convertidos por Duarte Marques).
Após este jogo, a equipa de Coimbra regressa a casa no 7º lugar, ultrapassada na última vaga disponível para o playoff pelo Cascais, num duelo entre dois históricos do râguebi nacional que só deve ficar decidido na derradeira jornada da fase regular.
Ouça aqui as declarações do treinador da Académica, Carlos Polónio, após a partida:
http://videos.sapo.pt/JaRATC3tzKFs5QKqhz0N
Ouça aqui as declarações do dirigente do Técnico, Pedro Lucas, após a partida:
http://videos.sapo.pt/HZeMTdtZYiNq50zGzDhy
Comentários