Portugal defronta este domingo, a partir das 17h15, no Estádio do Restelo, em Lisboa, a Alemanha, depois de sábado ter ficado a saber que não só uma vitória ‘simples’ como até um empate valem desde já o apuramento para o Mundial de râguebi. Isto depois do triunfo da Roménia (31-14), na visita à Bélgica, na segunda jornada do Rugby Europe Championship 2025 (REC25).

Ao não somarem qualquer ponto em dois encontros, os belgas ficam automaticamente fora da ‘corrida’ ao Austrália2027, tal como a Alemanha, se Portugal vencer os alemães, no domingo, independentemente de somar ou não a bonificação ofensiva.

Até um empate pode servir aos ‘lobos’, desde que façam mais ensaios do que os alemães, uma vez que esse é o primeiro critério de desempate no caso de duas seleções terminarem com o mesmo número de pontos.

E mesmo na eventualidade de um empate com o mesmo número de ensaios marcados, Portugal também está, neste momento, em clara vantagem na diferença de pontos marcados e sofridos (10/-38), no número de ensaios (6/1) e no número de pontos marcados (40/10) em todos os jogos do Grupo B.

Para alcançar o objetivo, o selecionador de Portugal, Simon Mannix, escalou um ‘quinze’ com apenas três alterações em relação à equipa que venceu a Bélgica (40-30) na primeira jornada.

Na primeira linha, Anthony Alves relega para o banco Diogo Hasse Ferreira, na terceira entra Diego Pinheiro e sai Vasco Baptista, enquanto Hugo Camacho entra diretamente para médio de formação, em vez de Samuel Marques.

Desta forma, Portugal vai alinhar, de 1 a 15, com David Costa, Luka Begic, Anthony Alves, José Madeira, José Rebelo de Andrade, Diego Pinheiro, Nicolas Martins, João Granate, Hugo Camacho, Joris Moura, Rodrigo Marta, Tomás Appleton, José Lima, Vincent Pinto e Simão Bento.

No banco, como ‘reforços’, o técnico neozelandês conta com António Machado Santos, Santiago Lopes, Diogo Hasse Ferreira, Vasco Baptista, Francisco Pinto Magalhães, Manuel Vareiro e Raffele Storti.

A seleção portuguesa de râguebi recebe a Alemanha em partida da segunda jornada do Grupo B do REC25, com arbitragem do irlandês Keane Davison.

Após o alargamento do Campeonato do Mundo para 24 seleções, a Europa passou a ter quatro vagas diretas na competição, que serão atribuídas aos dois primeiros classificados de cada grupo do REC25.

O quinto classificado do REC25 apura-se para o torneio final de repescagem, a disputar em novembro.

Portugal participou em dois Mundiais de râguebi, ambos em França, em 2007 e em 2023, tendo conseguido, no último, a sua primeira vitória de sempre na competição, frente às Fiji (24-23).