O surfista norte-americano Griffin Colapinto, que ganhou hoje o Meo Pro Portugal, em Peniche, alcançado a primeira vitória da sua carreira no circuito principal da Liga Mundial de Surf (WSL), mostrou-se deslumbrado com esta conquista.

“Vencer em Peniche é uma loucura. Estava no meio da tabela e vim ganhar o evento. Penso na felicidade da minha família na Califórnia, os meus pais e o meu irmão, que sempre me apoiaram”, disse Colapinto, depois de bater o brasileiro Filipe Toledo na final disputada na Praia de Supertubos.

No caminho até à vitória, o jovem de 23 anos eliminou alguns dos principais nomes da elite mundial do surf, como os seus compatriotas Kelly Slater e Kolohe Andino, e o havaiano John John Florence, tendo feito a única onda perfeita desta competição, ao obter dos juízes uma nota 10 num aéreo (quase) impossível.

“A nota 10 é a cereja no topo do bolo. É extraordinário. Quero agradecer a toda a gente em Portugal. Eu adoro-vos, vocês são incríveis”, lançou Colapinto.

Na final, o norte-americano levou a melhor sobre o brasileiro Filipe Toledo, com 14,34 pontos (7,67 e 6,67), em 20 possíveis, contra 14,20 (7,53 e 6,67) do adversário.

O período de espera do MEO Pro Portugal presented by Rip Curl, na Praia de Supertubos, em Peniche, começou na quinta-feira, e a prova terminou hoje.