A surfista portuguesa Francisca Veselko falhou hoje um lugar na final do Lacanau Pro, em França, do circuito de qualificação da Liga Mundial de Surf (WSL), perdendo nas 'meias' com a espanhola Nadia Erostarbe, que conquistou a vitória na final.
Na segunda bateria das meias-finais, 'Kika', que venceu no ano passado este evento das Qualifying Series (QS), a terceira divisão da WSL, fez um total de 9 pontos (em 20 possíveis) nas duas melhores ondas (5,83 e 3,17), enquanto a adversária obteve 11,50 (6,67 e 4,83).
Na outra semifinal, a francesa Tessa Thyssen (13) superou a britânica Alys Barton (8,47), mas foi depois derrotada na final por Erostrabe (10,73 contra 10,57), enquanto no quadro masculino Leo Paul Étienne (10,83) superiorizou-se ao compatriota Tiago Carrique (10,34) e sagrou-se campeão do Lacanau Pro.
No sábado, Yolanda Hopkins, campeã europeia em título, que venceu há uma semana o Boardmasters Open, prova inaugural do circuito europeu das QS, disputado na região da Cornualha, em Inglaterra, foi afastada da competição nos 'oitavos', tal como Carolina Mendes (que conquistou o título europeu em 2017) e Mafalda Lopes.
Do lado masculino, Francisco Almeida, que era o último resistente português, ficou também no sábado pelo caminho depois de registar um quarto (e último) lugar na segunda bateria dos oitavos de final, com 7,20 pontos (4 e 3,20), atrás dos franceses Joan Duru (8,14), ex-top mundial, Luan Nogues (8,33) e Leo Paul Étienne (8,50).
Para trás já tinham ficado Guilherme Ribeiro e Luís Perloiro, ambos na ronda dos 32, Matias Canhoto, Joaquim Chaves, Francisco Ordonhas e Henrique Pyrrait (ronda dos 64), Daniel Nóbrega, José Ribeiro, Guilherme Fonseca, Eduardo Fernandes (ronda dos 96), e Martim Nunes e Gabriel Ribeiro caíram na primeira fase (ronda dos 128).
Terminado o Lacanau Pro (1.000 pontos), na Grand Plage, a próxima prova das QS arranca já na terça-feira, com o Pro Anglet (3.000 pontos).
Comentários