O surfista Frederico Morais (Kikas) garantiu hoje a passagem às meias-finais do MEO Cup of Surfing, na Ericeira, depois de vencer o espanhol Aritz Aranburu, e vai disputar uma vaga na final frente ao japonês Kanoa Igarashi.

Na quarta bateria dos ‘quartos' desta prova especial da Liga Mundial de Surf (WSL), Kikas dominou de início ao fim e obteve uma pontuação de 16,83 (em 20 pontos possíveis), enquanto o seu adversário fez 12,50 pontos.

"Sabia que tinha de começar bem porque o Aritz é um excelente surfista, e comecei forte. Correu tudo bem e, agora, nas ‘meias', vai ser difícil contra o Kanoa, que é muito forte. Mas estou pronto para o desafio", salientou à Lusa o atleta de 28 anos, o único português que compete na elite do surf mundial.

Nas meias-finais, que se disputam ainda hoje, Kikas vai encarar o japonês Kanoa Igarashi, que também surfa no circuito mundial, na segunda bateria.

Já Vasco Ribeiro (11 pontos), que competiu na primeira bateria dos quartos de final, foi afastado da prova pelo marroquino Ramzi Boukhiam (14,97) e disse adeus à Praia de Ribeira d'Ilhas.

Ramzi vai enfrentar o campeão do mundo Ítalo Ferreira (Brasil) na primeira meia-final, depois de o brasileiro ter vencido o italiano Leonardo Fioravanti na segunda bateria dos ‘quartos' com uma pontuação de 14,90 contra 12,84.

O MEO Portugal Cup Surfing, que se segue a uma prova semelhante disputada na semana passada em França, não pontua para qualquer ‘ranking' e tem como principal objetivo proporcionar momentos de competição aos atletas, depois de os circuitos de 2020 da WSL terem sido cancelados por causa da pandemia de covid-19.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.