O surfista português Frederico Morais foi hoje eliminado do Gold Coast Pro, na Austrália, prova das Challenger Series (circuito de acesso à elite), e, após a saída na véspera de Guilherme Ribeiro, Portugal ficou sem representantes em masculinos.
Frederico Morais, que recentemente falhou o 'cut' (corte do meio da época) do circuito principal, e foi relegado para as Challenger Series – em que vai tentar nova qualificação para a elite mundial em 2025 -, arrancou a sua participação na quinta bateria da segunda fase (devido ao ranking), contra os franceses Maxime Huscenot e Charly Quivront, e o brasileiro Edgard Groggia.
'Kikas' fez 12,77 pontos (em 20 possíveis) nas duas melhores ondas (7,27 e 5,50), insuficientes para seguir em frente na competição, já que Quivront (15,00) e Huscenot (13,56) o superaram, com o atleta luso a ficar apenas à frente de Groggia (12,67).
No sábado, Guilherme Ribeiro também teve uma boa prestação, conseguindo 13,73 pontos (7,93 e 5,80), mas ficou atrás do francês Charly Quivront (14,00) e do brasileiro Rafael Teixeira (13,90), acima apenas o sul-africano Daniel Emslie (11,67), pelo que também se despediu da prova.
Na competição feminina, no sábado, Yolanda Hopkins ficou no segundo lugar da segunda bateria da primeira ronda, com 13,43 pontos (em 20 possíveis) nas duas melhores ondas (6,93 e 6,50), atrás da havaiana Eweleiula Wong (13,64), mas à frente da japonesa Nanaho Tsuzuki (11,73) e da neozelandesa Saffi Vette (10,90), e avançou na prova australiana.
Na segunda ronda, em que já vão entrar em ação as outras duas atletas lusas (devido ao melhor ranking) na Liga Mundial de Surf (WSL), Teresa Bonvalot e Francisca Veselko, Yolanda vai enfrentar na primeira bateria as norte-americanas Lakey Peterson, Bella Kenworthy e Zoe Benedetto.
Já 'Teresinha', vai encarar as australianas India Robinson, Zahli Kelly e Nikki Van Dijk (bateria três) e 'Kika' defronta a australiana Sally Fitzgibbons, a peruana Sol Aguirre e a brasileira Sophia Medina - irmã do tricampeão do mundo Gabriel Medina (2014, 2018 e 2021) - na oitava bateria.
O Gold Coast Pro é a primeira etapa do circuito Challenger Series, da WSL, e decorre em Queensland, Austrália, até 04 de maio.
As Challenger Series dão acesso ao circuito principal da WSL, estando previstas seis etapas, uma delas, a quinta e penúltima, na Praia de Ribeira D'Ilhas, na Ericeira, entre 29 de setembro e 06 de outubro.
Comentários