A praia de Leça de Palmeira foi, esta sexta-feira, palco de um longo dia inaugural do Joaquim Chaves Saúde Porto Pro, a terceira de cinco etapas da Liga MEO Surf. Com ondas de qualidade pela frente, os melhores surfistas nacionais competiram de sol a sol e conseguiram protagonizar boas performances e scores altos. Neste campo, Vasco Ribeiro destacou-se entre toda a concorrência na prova masculina, enquanto Teresa Bonvalot esteve em bom plano do lado feminino.

Veja o vídeo com alguns dos melhores momentos deste primeiro dia

A ação iniciou-se bem cedo, pelas 7 horas, com a realização dos trials masculinos, onde Nic von Rupp, vencedor desta etapa em 2011, esteve em plano de destaque, sendo um dos surfistas a garantir entrada no quadro principal. Mais à frente, na ronda 1, Nicolau manteve o ritmo e garantiu nova passagem para a ronda 2, confirmando que é um nome a considerar para as fases mais adiantadas da prova.

Depois de um início de prova a bom ritmo, com pontuações elevadas e com surfistas como Guilherme Fonseca (14,20) a destacarem-se, foi o líder do ranking Vasco Ribeiro a conseguir brilhar mais alto a meio da manhã, vencendo o heat 8 com 15,50 pontos, naquele que foi o melhor score de todo o dia. Vasco repetiu a façanha na ronda 2 e conseguiu vencer um super heat frente a Miguel Blanco, Francisco Mittermayer e Pedro Coelho, com os dois últimos a ficarem pelo caminho.

Na ronda inaugural houve mais prestações de alto nível, como a de João Kopke (13,30) ou de Arran Strong (13,70). Os surfistas locais também estiveram em evidência, com Salvador Couto a vencer o heat 14 e com Zema Bruschy a também seguir em frente. Em sentido inverso, a grande surpresa da ronda acabou por ser a eliminação de Francisco Almeida, finalista vencido desta etapa no ano passado e único top seed a ficar pelo caminho nesta fase.

A segunda ronda foi disputada já ao final da tarde e o espetáculo manteve-se elevado, com Tomás Fernandes (14,25 pontos) em especial plano de destaque. Joaquim Chaves, Marlon Lipke, Francisco Alves, Halley Batista e Luís Perloiro foram os outros surfistas a repetirem na ronda 2 os triunfos que já tinham conseguido pela manhã.

Com o sol já posto, a prova terminou após o penúltimo heat da ronda, com uma incrível bateria entre Arran Strong, Gony Zubizarreta, Nic von Rupp e Eduardo Fernandes a ficar adiada para o início da manhã de sábado. Destaque ainda para Tiago Faria, que foi o membro da nova geração do surf nacional a conseguir avançar para a ronda 3, sendo a grande surpresa do dia, depois de deixar Diogo Martins pelo caminho.

Entre as duas rondas masculinas, houve ainda lugar à ronda inaugural feminina, onde as candidatas não deram azo a surpresas. A licra amarela Carolina Mendes conseguiu apurar-se tranquilamente para a fase seguinte, mas foi Teresa Bonvalot a dar mais nas vistas, ao fazer o melhor score feminino da jornada: 12,60. Palavra ainda para a performance da regressada Camilla Kemp, com 11,15 pontos, que, tal como Teresa, havia falhado a etapa da Figueira da Foz.

Para este sábado a chamada está marcada para as 6H30, para um possível recomeço de ação às 6H45, com o que resta da ronda 2 masculina. Prevê-se mais um dia longo em Leça da Palmeira, onde a ondulação promete continuar a chegar com potencial.

Agenda para sábado:
06H30 – Chamada para o segundo dia de competição

A nível televisivo, tendo presente a proibição de público nos termos legais, o Joaquim Chaves Saúde Porto Pro poderá ser acompanhado a partir de casa em direto na Sport TV, assim como nos restantes meios oficiais: facebook do MEO, na posição 810 da grelha de canais MEO, em ligameosurf.pt e redes sociais em @ansurfistas.

A Liga MEO Surf 2021 é uma organização da Associação Nacional de Surfistas e da Fire!, com o patrocínio do MEO, Joaquim Chaves Saúde, Allianz Portugal, Bom Petisco, Go Chill, Rip Curl, Ericeira Surf and Skate, o parceiro de sustentabilidade Jerónimo Martins, o apoio local da Câmara Municipal do Porto e da Câmara Municipal de Matosinhos, e o apoio técnico da Onda Pura e da Federação Portuguesa de Surf.