De 16 a 18 de Setembro o melhor surf nacional está de regresso a Peniche, após uma ausência de oito anos, para o Bom Petisco Peniche Pro, aquela que será a quinta e última etapa da Liga MEO Surf 2021, a principal competição de surf em Portugal e a que define os títulos de campeões nacionais da modalidade.

As famosas ondas de Peniche vão estar a postos para receber a elite do surf nacional já dentro de 10 dias. Este que vai ser o regresso da Liga MEO Surf à Capital da Onda depois de, em 2012, Nic von Rupp e Maria Abecasis venceram em Supertubos e, em 2013, Frederico Morais e Teresa Bonvalot terem triunfado no Pico da Mota.

Além de marcar o regresso das melhores surfistas nacionais a Peniche, esta também vai ser uma oportunidade das provas de surf regressarem a um palco de excelência do surf mundial. Isto depois de a pandemia ter causado o cancelamento da prova do circuito mundial de surf da World Surf League nos últimos dois anos. O Bom Petisco Peniche Pro serve também de rampa de lançamento para o regresso da elite mundial a Peniche, que deverá acontecer já em Março do próximo ano.

Esta será também uma paragem especial para os surfistas locais, sobretudo os mais jovens que procuram afirmação nos circuitos nacionais. Guilherme Fonseca e Carolina Santos partem para o Bom Petisco Peniche Pro como uns dos melhores surfistas da região e podem aproveitar o fator casa para surpreender a concorrência e venceram pela primeira vez na Liga MEO Surf. Algo que no caso de Guilherme já esteve perto de acontecer por diversas vezes e também este ano, quando foi segundo na etapa da Figueira da Foz. Uma prestação que o coloca no 5.º posto do ranking à entrada para esta etapa e com possibilidade de terminar no top 3 final.

“Fico muito feliz e motivado pelo regresso da etapa de Peniche, pois quase de certeza que vão dar ondas boas, com potencial para fazermos o nosso melhor surf. Este campeonato, sem dúvida, que também vai motivar os atletas mais jovens da terra a serem melhores surfistas ao se compararem com os surfistas da Liga MEO Surf. Peniche é o lugar mais consistente na Europa para fazer surf e espero que continue a ser uma escolha da Liga nos próximos anos. Pelo que vi vai começar a entrar uma ondulação a partir de dia 13 de Setembro e espero que se mantenha assim. Esteja vento sul ou norte vão haver sempre boas opções com altas ondas. Acho que todos os atletas estão super motivados e espero mostrar bom surf em casa, pois sinto que estou com mais ritmo que nunca vindo agora das Maldivas. Que venham as ondas”, disse Guilherme Fonseca, surfista local e top 5 nacional.

“Estou super entusiasmada com o regresso da Liga MEO Surf a Peniche, sobretudo por ter a oportunidade competir em ‘casa’ após alguns anos. Peniche é, provavelmente, um dos sítios em Portugal mais consistente e com melhores ondas, por isso, tenho a certeza que vamos ter campeonato com altas ondas e muito bom surf. Espero que os melhores surfistas nacionais estejam presentes em força, pois o Bom Petisco Peniche Pro vai ser um grande campeonato”, referiu Carolina Santos, surfista local e top 6 nacional em 2020.

A nível televisivo, tendo presente a proibição de público nos termos legais, o Bom Petisco Peniche Pro poderá ser acompanhado a partir de casa em direto na Sport TV, assim como nos restantes meios oficiais: facebook do MEO, na posição 810 da grelha de canais MEO, em ligameosurf.pt e redes sociais em @ansurfistas.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.