A organização do evento especial de surf Capítulo Perfeito tem como objetivo replicar no estrangeiro o modelo da prova, cuja 11.ª edição volta a ser disputada na praia de Carcavelos, revelou hoje o promotor Rui Costa.
"O objetivo é agarrar neste modelo de evento e levar para fora de Portugal. Internacionalizar ainda mais o Capítulo Perfeito. Queremos ter um Capítulo Perfeito lá fora", avançou à Lusa o responsável, à margem da conferência de imprensa de lançamento do campeonato, em Cascais.
Este ano o período de espera da competição que procura as melhores condições em termos de ondulação e vento para os tubos, a manobra rainha do surf, estende-se entre 11 de janeiro e 11 de março, e vão estar em competição 16 atletas nacionais e internacionais.
"No futuro, idealmente, o que nós queremos é ter mais do que um evento Capítulo Perfeito durante o ano", reforçou Rui Costa, vincando que "a marca é portuguesa e a base será sempre Portugal".
E acrescentou: "O principal evento será em Portugal, mas há questões de ondulações e de alguns sítios do globo que complementam bem com o nosso inverno".
No último verão, houve uma primeira experiência do Capítulo Perfeito no estrangeiro, com a organização de um evento dedicado à nova geração de surfistas com maior aptidão para apanhar tubos nas ilhas Mentawai, na Indonésia.
"Se me perguntam até onde é que nós podemos chegar, claramente, o caminho é aquilo que fizemos no ano passado, em setembro, que é projetar-nos para fora de Portugal, e o objetivo é ter um Capítulo Perfeito fora de Portugal", destacou o promotor de uma prova que distribui 50 mil euros em prémios.
A votação para a próxima edição do campeonato de tubos, a manobra rainha do surf, começou hoje e o público vai decidir quem é o surfista que vai integrar a lista final de 16 atletas da prova.
Martim Carrasco, António Cardoso, Martim Fortes, Luís Perloiro, Guilherme Ribeiro, Guilherme Fonseca e João Guedes são os nomes em quem o público pode votar no site oficial do evento (www.capituloperfeito.com), até 11 de janeiro, dia em que arranca o período de espera do evento, que se estende até 11 de março.
A participação dos portugueses João Maria Mendonça, Miguel Blanco, Nicolau Von Rupp (tricampeão da prova em 2012, 2014 e 2023), Pedro Boonman e Tiago Stock está confirmada, a par dos australianos Craig Anderson e Noa Deane, do brasileiro Bruno Santos (vencedor em 2015), do espanhol Aritz Aranburu (bicampeão do evento em 2016 e 2022), dos havaianos Clay Marzo e Noah Bechen, e dos norte-americanos Rob Machado (vice-campeão mundial em 1995) e Balaram Stack.
Há mais duas vagas em aberto, uma vai ser decidida numa prova de triagem para surfistas locais de Carcavelos, e a outra está reservada para uma "estrela internacional" escolhida pela organização.
Também vão entrar em ação numa bateria especial, pela primeira vez, quatro das melhores surfistas portuguesas, nomeadamente Camila Cardoso, Mafalda Lopes, Francisca Veselko (ex-campeã mundial júnior da Liga Mundial de Surf, que, em 2024, se tornou a primeira mulher a participar no Capítulo Perfeito), e a olímpica Yolanda Hopkins.
Comentários