
O campeonato Capítulo Perfeito, dedicado aos 'tubos', a manobra 'rainha' do surf, vai decorrer na praia de Carcavelos, em Cascais, no próximo sábado, anunciou hoje a organização do evento, que reúne 16 surfistas portugueses e internacionais.
"Finalmente chegou o 'swell' [ondulação] que procurávamos, uma ondulação forte de oeste com ventos de quadrante norte, o que vai favorecer a formação de ondas grandes e tubulares durante todo o dia em Carcavelos", destacou em comunicado Rui Costa, organizador da prova.
As previsões para sábado apontam para ondas acima dos dois metros, com vento 'offshore' (terra-mar) ligeiro a moderado, com as condições ideais para a formação de tubos grandes e perfeitos em Carcavelos, que fazem desta competição um dos eventos mais aguardados no panorama internacional do surf.
"Teremos, além do espetáculo dentro de água, várias ativações em terra, bem como a estreia de uma bateria especial dedicada às mulheres, e uma homenagem a um dos maiores nomes do surf português [Tiago Pires]. Será, sem dúvida, uma edição inesquecível", assinalou Rui Costa.
A 11ª edição do Capítulo Perfeito vai contar com surfistas de referência nacional e internacional, apurados através de convite direto da organização, da votação do público e do evento de triagem realizado em Carcavelos em janeiro.
Da lista de convidados fazem parte os norte-americanos Rob Machado e Balaram Stack, o havaiano Clay Marzo e ainda os estreantes Noa Deane e Craig Anderson, da Austrália, e Noah Beschen, do Havai.
Portugal vai estar representado por Nicolau Von Rupp, recordista de vitórias no Capítulo Perfeito, e que venceu na terça-feira a prova de ondas gigantes da Liga Mundial de Surf (WSL) na Nazaré, Miguel Blanco, Pedro Boonman e João Maria Mendonça, aos quais se juntam o basco Aritz Aranburu e o brasileiro Bruno Santos, ambos ex-campeões do evento.
O leque de competidores inclui ainda João Guedes, vencedor da votação pública deste ano, Tiago Stock, campeão em título, e Santiago Graça, vencedor dos 'trials' (triagens) de 2025.
O décimo sexto e último nome em prova, o 'wildcard performance', será revelado nas próximas 48 horas, "mantendo o suspense até ao último momento", vincou a organização.
Este ano, o evento introduz a bateria especial composta só por mulheres, que vai ser feita entre as meias-finais e a final do quadro masculino, e que reúne algumas das melhores surfistas portuguesas.
A inédita bateria feminina vai contar com Camila Cardoso, conhecida pelo seu desempenho em ondas grandes e técnicas, Mafalda Lopes, campeã do Eurosurf 2023, Kika Veselko, que fez história no ano passado ao tornar-se a primeira mulher a competir no Capítulo Perfeito, e Yolanda Hopkins, atleta olímpica com um talento reconhecido no surf de tubos.
O prémio monetário do Capítulo Perfeito powered by Billabong este ano é de 50 mil euros, ao qual se somam o prémio de Melhor Tubo no valor de 2.500 euros, e ainda o troféu especial Ricardo dos Santos Atitude, que valoriza o surfista mais destemido da competição.
A vencedora do 'special women heat' (bateria especial feminina) vai ganhar uma viagem dupla de dez dias nas ilhas Mentawai, na Indonésia, além de uma uma verba financeira.
Comentários