A primeira etapa da Liga Moche 2016, o Allianz Ericeira Pro by Dakine, decorre entre os dias 18 e 20 de março, em Ribeira D’Ilhas, e recebe os melhores surfistas nacionais que vão assim dar início à luta pelos títulos máximos do Surf em Portugal.

Contudo, Tiago Pires (36) e Tomás Fernandes (20) partem com uma ligeira vantagem, ou não tivessem feito grande parte do seu desenvolvimento enquanto surfistas na famosa onda da Ericeira.

“Comecei a surfar em São Lourenço mas Ribeira D’Ilhas correspondia àquela imagem de sonho de uma onda muito comprida e perfeita. Tenho uma relação muito próxima com a onda”, refere Tiago “Saca” Pires, que venceu dois campeonatos do circuito mundial de qualificação nesta praia e vice-campeão nacional em 2015.

Tomás Fernandes, que conseguiu ficar em 3º lugar no campeonato mundial júnior na Ericeira e foi 9º classificado na Liga Moche 2015, confessa que as ondas de Ribeira D'Ilhas foi onde passou “os melhores momentos” da sua vida.

“No meu segundo dia de surf com apenas 8 anos e fiquei logo viciado. A praia de Ribeira D’ Ilhas não é apenas onde cresci, mas também onde passei os melhores momentos da minha vida e onde, até agora, tirei os melhores resultados da minha carreira”, disse o jovem surfista de 20 anos.

Tomás ganhou a etapa da Liga Moche de Ribeira D’Ilhas em 2013 e partilha o segredo de sucesso para uma vitória.

“Diria que foi ter a prancha certa, estar em forma, saber escolher as ondas que ligam com o “inside”, ter o apoio do público, amigos e família e, por último, quer queiramos quer não, ter aquela pontinha de sorte”, partilha Tomás Fernandes.

E se os dois surfistas se defrontaram no mar da Ericeira, como vai ser?

“Se nos encontrarmos, vai de certeza ser um confronto engraçado”, respondeu Tiago Pires, que recebeu muitos elogios por parte de Tomás Fernandes.

“No último heat em estivemos juntos, eu ganhei, por isso, o Tiago deve querer vingar-se…(risos). Agora a sério, o meu objetivo é ganhar. Gostava que cada um de nós fizesse o seu percurso no campeonato e que a final fosse um contra o outro. Seria o encontro de dois surfistas da terra, que aqui cresceram e evoluíram. Mas o Tiago que esteja atento pois temos muito bons surfistas em prova que querem estragar-nos esse gostinho (risos)”, disse o jovem atleta.