A surfista Teresa Bonvalot qualificou-se hoje para as meias-finais do Cabreiroá Pro Las Americas (1.500 pontos), campeonato do circuito de qualificação da Liga Mundial de Surf que decorre em Tenerife, nas Ilhas Canárias, em Espanha.

A ex-campeã portuguesa de surf, de 20 anos, iniciou o dia com um segundo lugar no primeiro 'heat' (bateria) da ronda três (12,30 pontos em 20 possíveis), apenas superada pela peruana Sol Aguirre (13,44), e avançou para os 'quartos'. Também Yolanda Hopkins, atual campeã nacional, avançou até aos 'quartos', ao vencer a segunda bateria da ronda três (15,30), na qual, a também portuguesa Francisca Veselko ficou no terceiro posto e disse adeus à competição.

Depois, nos quartos de final, houve um duelo entre portuguesas, com 'Teresinha' a levar a melhor (14,67) sobre Yolanda (9,90) e a assegurar um lugar entre as quatro finalistas. Nas 'meias', a surfista lusa vai encarar a espanhola Ariane Ochoa na primeira bateria, enquanto que na outra semifinal, a espanhola Nadia Erostarbe vai defrontar a francesa Pauline Ado, ex-top mundial.

Do lado dos homens, Pedro Henrique foi hoje eliminado nos oitavos de final, nos quais era o único representante português. Pedro Henrique ficou no quarto e último lugar da quarta bateria, com apenas 5,17 pontos (em 20 possíveis), atrás do alemão Lenni Jensen (12,57), do francês Renan Grainville (11), e do argentino José Gundesen (10,70), despedindo-se da prova espanhola.