No primeiro dia de ação do terceiro evento de um total de oito do circuito de acesso à elite mundial, e que passa na Ericeira (de 01 a 09 de outubro), Vasco Ribeiro ficou no segundo lugar da 12.ª bateria, com 11,90 pontos, atrás do sul-africano Luke Thompson (12,04).
De fora da competição ficaram o australiano Jordan Lawler (10,54) e o sul-africano Jordy Smith (9,37), que está no circuito principal da WSL e era um dos favoritos à vitória nesta prova, mas não conseguiu fazer valer o 'fator casa'.
Na segunda ronda, na quinta bateria, Vasco Ribeiro vai defrontar o brasileiro João Chianca, o indonésio Rio Waida e Josh Burke, dos Barbados.
Frederico Morais, o outro português em prova, ainda não entrou no mar, uma vez que vai disputar a 21.ª bateria (de um total de 24 na primeira ronda), e hoje foram apenas disputadas as primeiras 16.
'Kikas' vai disputar a passagem à próxima fase com os australianos Dylan Moffat e Chris Zaffis, e o brasileiro Rafael Teixeira.
No quadro feminino, ainda sem ação, Portugal tem cinco atletas presentes na África do Sul: Teresa Bonvalot (bateria 3), Carolina Mendes (4), Mafalda Lopes (10), Francisca Veselko (11) e Yolanda Hoplkins (12).
O período de espera do Ballito Pro começou em 03 de julho e estende-se até 10 de julho.
Comentários