Os cadetes angolanos Aléssio Piter e Isabel Albino integram a seleção africana de ténis de mesa, que participará do Campeonato do Mundo da categoria, em dezembro, em Rabat, soube hoje, em Luanda, a Angop junto da federação angolana da modalidade (FATM).

Piter conseguiu o feito, mercê do terceiro lugar no campeonato africano, disputado de 1 a 7 deste mês, na Tunísia, depois de ter ganho 22 jogos. Já a compatriota Isabel triunfou nos quartos-de-final frente a uma adversária tunisina.

Angola, Egito, Congo Brazzaville e Nigéria formam a equipa masculina, enquanto a feminina é constituída por Angola, Egito e Tunísia.

O país estará representado com dois atletas na equipa africana, depois da estreia de Gerusa Borges no Mundial de jovens da Malásia, em 2000.

No Campeonato do Mundo, África vai competir por equipas em masculinos e femininos, com a Europa, Ásia, América e Oceania.

Durante o africano, o conjunto angolano arrebatou três medalhas de bronze por equipas, com Aléssio Piter/Paixão dos Santos, Rute Tavares/Isabel Albino. Ainda Aléssio Piter, em singulares, recebeu o troféu “fair play” da organização do evento.

Os jogadores, que cumprem dois anos de formação na China, acompanhados pelo treinador Manuel Pimenta, serão homenageados sábado, nas instalações do Centro de Alto Rendimento da FATM, no Complexo da Cidadela Desportiva.    

No Africano da Argélia, em 2012, a equipa, formada por Rute Tavares e Isabel Albino, conquistou a medalha de bronze.