Os jogadores portugueses Fu Yu e Marcos Freitas asseguraram hoje a presença nos oitavos de final de singulares do Open da República Checa em ténis de mesa, que decorre na cidade de Olomouc.

De acordo com comunicação da Federação Portuguesa de Ténis de Mesa, o internacional luso, 16.º do 'ranking' mundial, teve entrada direta no mapa final por ser quarto cabeça de série da prova, tendo vencido o japonês Yuki Hirano, 152.º do mundo, por 4-0 (11-6, 11-7, 12-10 e 11-4).

Na próxima ronda desta prova que integra o Circuito Mundial, Marcos Freitas vai medir forças com o também japonês Maharu Yoshimura, 27.º da hierarquia, na sexta-feira.

Já Fu Yu, 34.ª do 'ranking', teve de passar primeiro pela fase de qualificação, na qual venceu os três embates disputados. Primeiro ganhou à indiana Sreeja Akula (4-0), depois à polaca Natalia Bajor (4-1) e finalmente a japonesa Takako Nagao (4-1).

Na primeira ronda do mapa final, Fu Yu derrotou a checa Dana Cechova (95.ª) por 4-0, com parciais de 11-6, 11-7, 11-7 e 11-7. Na segunda ronda, vai defrontar a chinesa Jia Wen (178.ª).

Os outros dois lusos que participaram na prova checa ficaram pelas rondas de qualificação.

João Geraldo ainda eliminou o luxemburguês Luka Mladenovic (4-2), mas foi afastado na ronda seguinte pelo chinês Peifeng Zheng, com quem perdeu por 4-0.

Shao Jieni foi derrotada por 4-2 pela croata Jiayi Sun logo na primeira ronda de qualificação.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.