O português João Pedro Monteiro queixou-se hoje da arbitragem, após a surpreendente eliminação na segunda ronda do torneio de ténis de mesa dos Jogos Olímpicos Londres2012, frente ao menos cotado australiano William Henzell, por 4-2.

No ExCel Center, Monteiro, que é o 39.º do ranking mundial, até entrou bem e venceu claramente o primeiro “set” (11-2), reforçado o “título” de favorito nesta partida, mas, contra as expectativas, acabou por sair derrotado.

Quando deu por isso, o canhoto, de 29 anos, já estava a perder por 3-1 (8-11, 9-11 e 6-11) frente ao 130.º do ranking, num encontro que, de repente, começou a ganhar o interesse do público devido às longas trocas de bola entre os dois jogadores.

Monteiro ainda reduziu para 3-2, ao vencer o quinto “set”, por 11-6, mas acabou derrotado no seguinte, por 12-10, tendo Henzell precisado apenas de um “match point” para “arrumar” o rival português, em 44 minutos.

No final da partida, o jogador da Guarda explicou à agência Lusa que o seu jogo ficou limitado devido às más decisões da dupla de juízes formada pelo japonês Takako Mano e o norte-americano Saul Weinstein.

«Comecei bastante bem, mas, a partir do segundo ‘set’, os árbitros começaram a tirar-me pontos no meu serviço, porque o meu dedo (polegar) estava para dentro e devia estar para fora. É a primeira vez que ouço isto, nunca me tinha acontecido em tantos anos de competição», afirmou à Lusa João Pedro Monteiro.

Visivelmente aborrecido, o atleta português foi mais longe e acusou mesmo os dois juízes de tentarem ser as “estrelas” e de terem “destruído” a partida.

«Trabalhei quatro anos, qualifiquei-me e duas pessoas acabaram por destruir totalmente o jogo. Tentaram ser as estrelas do jogo e devem pensar que vão ser as estrelas destes Jogos Olímpicos», referiu.

Por essa razão, Monteiro sentiu-se limitado na partida e as decisões dos árbitros acabaram por enervar o jogador luso.

«Claro que fiquei enervado. Mudaram-me a forma de servir a meio do jogo. Fiquei limitado e o serviço é uma das minhas melhores armas. Este jogo estava ao meu alcance», disse Monteiro. na zona mista do ExCel Centre, onde segundos depois foi reconfortado pelo chefe adjunto da missão portuguesa em Londres2012, Nuno Delgado.

Ainda hoje (15h30), Marcos Freitas, o mais cotado jogador luso nestes Jogos, estreia-se na segunda ronda, frente Ju Lin, da República Dominicana.

Os Jogos Olímpicos Londres2012 prolongam-se até 12 de agosto.