Rafael Nadal defendeu hoje que a geração de ouro do ténis, composta por ele, Federer, Djokovic e Murray, está prestes a ser superada por uma nova vaga liderada por Dominic Thiem, o adversário que eliminou na segunda ronda de Roland Garros.
“A nossa geração está de saída. Já cá estamos há muito tempo. É normal, uma geração está a afastar-se e outra está pronta a substituir-nos. Não vai acontecer de um dia para o outro, mas vai acontecer”, disse o número um mundial que, a 03 de junho, vai fazer 28 anos.
No lote de ouro do ténis, o espanhol incluiu o seu vice, Novak Djokovic, e Andy Murray, ambos com 27 anos, e o veterano Roger Federer, de 32 anos.
Quem viu o encontro da segunda ronda de “Rafa”, deve, no entanto, pensar o contrário, já que o oito vezes campeão não teve qualquer dificuldade em vencer Dominic Thiem, o homem que aponta como um dos seus possíveis sucessores, por 6-2, 6-2 e 6-3.
“Thiem tem um enorme potencial e pode ser um dos tipos que nos vai substituir. O seu estilo de jogo é muito bom, só tem de trabalhar o seu jogo de pé e as movimentações no ‘court’”, analisou o espanhol, referindo-se à estrela austríaca de 20 anos, que ocupa atualmente a 57.ª posição da hierarquia ATP.
Mas enquanto a nova geração não se apresenta, a “velha” continua a fazer das suas. Enquanto Nadal somava a sua 61 vitória em 62 encontros em Roland Garros, num “court” secundário Andy Murray, que nunca conquistou um título em terra batida, garantia a passagem para a terceira ronda, com um triunfo por 6-3, 6-1 e 6-3 sobre Marinko Matosevic.
Depois de dias convulsos, com eliminações surpreendentes, o quinto dia decorreu sem sobressaltos, com o espanhol David Ferrer (5.º), que venceu o italiano Simone Bolelli, por 6-2, 6-3 e 6-2, e o francês Richard Gasquet (12.º), que afastou o vencedor do Portugal Open, o argentino Carlos Berloq, a avançarem para a terceira ronda.
No quadro feminino, as sérvias Jelena Jankovic, sexta cabeça de série, e Ana Ivanovic, 11.ª pré-designada e campeã de 2008, não tiveram dificuldades em bater, respetivamente, a japonesa Kurumi Nara, por 7-5 e 6-0, e a ucraniana Elina Svitolina, por 7-5 e 6-2.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.