A inclusão do Portugal Open em ténis no calendário do circuito mundial de 2015 continua a ser um cenário em aberto, até porque não existe um prazo definido para a colocação da prova portuguesa.

Fonte da Associação de Tenistas Profissionais (ATP), responsável pela definição de provas no calendário mundial, esclareceu à agência Lusa que “não existe uma regra rígida” relativamente a prazos para a oficialização de torneios, pelo que o Portugal Open tem ainda margem para se ‘inscrever’ este ano.

“Normalmente, não existe uma regra rígida quanto a prazos para um torneio ser adicionado ao calendário. Em última análise, tudo depende da aprovação do Conselho de Administração do ATP”, esclareceu fonte do circuito.

O Portugal Open não figura no calendário para 2015, mas existe uma nota na semana entre 27 de abril e 03 de maio, “a ser anunciado”, que pode estar ‘reservada’ a aguardar a confirmação do torneio português.

Em inícios de dezembro, o secretário de Estado Juventude e do Desporto, Emídio Guerreiro, reiterou que o Portugal Open iria realizar-se nos próximos três anos e "sem recurso a financiamento público".

A 18 de novembro, o empresário João Lagos, responsável pela organização do Portugal Open há 25 edições, anunciou que iria deixar de organizar o evento, tendo ficado comprometida a continuidade do principal torneio português de ténis.