A equipa francesa na Taça Davis será pela primeira vez capitaneada por uma mulher, após a nomeação de Amélie Mauresmo, antiga número um mundial, anunciou hoje a Federação Francesa de Ténis (FFT).

Mauresmo, que completa 39 anos em 05 de julho, regressa ao comando de uma seleção francesa depois de ter dirigido a equipa feminina (2012-2016), que conduziu da segunda divisão à final da Fed Cup, perdida em 2016 em Estrasburgo, França, para a República Checa.

O tenista francês Julien Benneteau, que colocará um ponto final na sua carreira durante o US Open em setembro, foi, por seu turno, nomeado para capitanear a equipa francesa na Fed Cup.

A antiga jogadora, que rende Yannick Noah à frente da equipa masculina, conta com o mais rico palmarés do ténis francês, sendo a primeira e única tenista francesa a ocupar o número um do 'ranking' feminino (39 semanas entre 2004 e 2006), além de ter conquistado dois títulos do 'Grand Slam' - Open da Austrália e Wimbledon em 2006 -, o Masters (2005) e a Fed Cup (2003).

O presidente da FFT, Bernard Giudicelli, saudou a "escolha completamente inovadora" de colocar "uma mulher à frente do leme do ténis francês masculino", em conferência de imprensa realizada na presença dos dois novos capitães.

Além da carreira na seleção, Mauresmo treinou ainda durante cerca de dois anos um membro do 'Big Four', o britânico Andy Murray (2014-2016), e foi conselheira da francesa Marion Bartoli no ano em que venceu Wimbledon (2013).