A sérvia Ana Ivanovic, que chegou a liderar o ‘ranking’ mundial de ténis, admitiu que deixou a competição por se sentir física e psicologicamente incapaz, após uma sucessão de lesões, numa entrevista ao The Times, publicada hoje.

Ivanovic, de 29 anos, anunciou na quarta-feira que abandonava o ténis por não conseguir manter-se no topo da sua forma pelas últimas lesões, deixando a modalidade depois de conquistar 15 títulos, um deles do ‘Grand Slam’, o torneio francês de Roland Garros de 2008.

“Nos últimos anos lutei sucessivamente contra as lesões. Era sempre uma batalha quando regressava, dentro e fora dos ‘courts’. Nem sempre me sentia na melhor forma”, explicou Ivanovic ao jornal britânico.

Para a sérvia, o Masters feminino deste ano, em Singapura, “foi o último teste”.

“Sentia, no corpo e no coração, que não devia forçar mais. Nunca é fácil deixar para trás o que amas. Preferia manter esse amor que continuar e acabar por desprezá-lo porque me magoava”, disse a sérvia.

Ivanovic, que também foi finalista em Roland Garros de 2007 e Open da Austrália de 2008 e venceu dois Msters, ainda não consegue fazer uma avaliação da sua carreira.

“É difícil dizer se me superei ou fiquei abaixo das expetativas. Mesmo que olhe para trás e pense que poderia ter feito um pouco mais, tudo acontece por uma razão”, admitiu.

Sobre o futuro, disse que tem apenas uma certeza, que não vai continuar ligada ao ténis, nem como treinadora.

"Agora, é altura de tentar coisas diferentes”, concluiu.