O britânico Andy Murray e a norte-americana Serena Williams, detentores do quatro torneio do Grand Slam da temporada, garantiram este domingo a qualificação para os oitavos de final do Open dos Estados Unidos em ténis.

Serena Williams, número um mundial, afastou a compatriota Sloane Stephens, 15.ª favorita, por 6-4, 6-1, em 87 minutos, vingando a derrota nos quartos de final do Open da Austrália deste ano.

«Pareceu-me claramente um jogo maior, porque Sloane é uma grande jogadora, pelo que tive de me manter focado a cada momento. Apenas tentei fazer, ao longo de todo o encontro, o que queria fazer, manter-me calma e relaxada», disse Williams.

Na próxima ronda, Serena Williams vai defrontar a espanhola Carla Suárez, 18.ª cabeça de série, que eliminou a alemã Angelique Kerber, oitava, por 4-6, 6-3, 7-6 (7-3).

No quadro masculino, Andy Murray, terceiro pré-designado, afastou o alemão Florian Mayer, por 7-6 (7-2), 6-2, 6-2, e vai defrontar na próxima ronda o russo Denis Istomin, que surpreendeu o italiano Andreas Seppi, 20.º favorito, por 6-3, 6-4, 2-6, 3-6, 6-1.

«Tenho de entrar mais rápido nos encontros, não estou a ser rápido nos blocos de partida. Mas depois de estar lançado, estive bem», referiu Murray.

Aos 32 anos, o australiano Lleyton Hewitt, ex-numero um mundial, já garantiu a presença nos oitavos de final, depois de derrotar o russo Evgeny Donskoy, por 6-3, 7-6 (7-5), 3-6, 6-1, dois dias depois de ter surpreendido o argentino Juan Martin Del Potro (sexto favorito).

O vencedor do Portugal Open, o suíço Stanislas Wawrinka, nono pré-designado, derrotou o cipriota Marcos Baghdatis, por 6-3, 6-2, 6-7 (1-7), 7-6 (9-7), defrontando na próxima ronda o checo Thomas Berdych, quinto, que se impôs ao francês Julien Benneteau, por 6-0, 6-3, 6-2.

O número um mundial, o sérvio Novak Djokovic, procura na sessão da noite (madrugada em Portugal) o apuramento para os oitavos de final frente ao português João Sousa, 95.º da hierarquia.