Pedro Sousa perdeu hoje com Dennis Novak, permitindo à Áustria a fechar a primeira eliminatória do Grupo I da zona euro-africana da Taça Davis em ténis com um triunfo por 4-1 sobre Portugal.

No último encontro do duelo luso-austríaco, que decorreu desde sexta-feira no Pavilhão Vitória Sport Clube, em Guimarães, o regressado tenista lisboeta foi derrotado por Dennis Novak em dois ‘sets’, pelo parciais de 6-4 e 6-3, em uma hora e 17 minutos.

Chamado à seleção depois de três anos de ausência, Pedro Sousa recebeu do ‘capitão’ Nuno Marques a melhor das prendas, substituindo o amigo Gastão Elias no último encontro de singulares da eliminatória com a Áustria, que, com a vitória no ‘bolso’, também prescindiu dos ‘serviços’ do seu número dois, Gerald Melzer.

Na ‘batalha’ dos números quatro nacionais, o equilíbrio foi a nota dominante, com Dennis Novak a quebrar o serviço do 518.º jogador mundial no momento certo, com 5-4 no marcador, para conquistar o primeiro ‘set’.

O 238.º tenista do ‘ranking’ aproveitou a embalagem e para, no início do segundo parcial, converter um ponto de ‘break’, ficar a liderar por 3-1 e não mais ser apanhado pelo português que, ainda assim, arrancou palmas com detalhes do seu ténis bonito.

A seleção portuguesa terá agora de lutar para não descer ao Grupo II da zona euro-africana da Taça Davis, num ‘play-off’ de manutenção que acontecerá no último quadrimestre do ano.