A detentora do título e primeira favorita, a bielorrussa Victoria Azarenka esta segunda-feira seguiu em frente no Opena da Austrália, bem como a norte-americana Serena Williams, ambas com triunfos fáceis, e em contraste com a dinamarquesa Caroline Wozniacki.

Serena Williams, que tenta vencer Open da Austrália pela sexta vez e que apenas perdeu oito jogos no torneio, foi «implacável» com Maria Kirilenko (6-2 e 6-0) e Azarenka eliminou uma outra russa, Elena Vesnina, com um duplo 6-1.

«Estou a fazer o melhor que sei, a lutar por tudo. Penso que com esta atitude estou a tentar manter-me na competição, a manter-me viva», disse Serena Williams.

Já Victoria Azarenka, que terá teste bem mais duro nos quartos de final, com a russa Svetlana Kuznetsova, duas vezes vencedora de torneios do Grand Slam (Estados Unidos em 2004 e Roland Garros em 2009), espera mais dificuldades no próximo «passo».

«Posso ver a Sveta mais fresca e forte. Ela sabe como lidar com grandes etapas e grandes torneios. É uma campeã de Grand Slam e será, definitivamente, um encontro muito excitante para mim», referiu a bielorrussa.

Wozniacki, que saiu de prova, mostrou-se desapontada: «não sei o que aconteceu após o primeiro ‘set’, mas ela jogou um grande ténis», referiu a tenista, considerando que ainda há uma longa época de possibilidades pela frente.