Os dois tenistas que, no domingo, discutiram o título no Estoril Open, tiveram sortes diferentes na estreia no Mutua Madrid Open, torneio da categoria Masters 1000 do ATP World Tour.

O campeão da prova portuguesa, Juan Martin Del Potro, adaptou-se aos courts de terra batida madrilenos e à altitude e somou mais uma vitória, apesar de uma pequena lesão lhe ter custado o segundo set diante do russo Mikhail Youzhny (13.º), a quem derrotou, por 6-1, 3-6 e 6-3.

Depois de um primeiro set em total superioridade, Del Potro começou a queixar-se da perna esquerda no início da segunda partida, mas reencontrou o seu melhor ténis para fechar o encontro ao fim de duas horas e sete minutos.

«Foi a minha anca que me afecta desde a meia-final no Estoril Open. Vou tentando lidar com isso, mas o importante é ganhar, pouco importa a dor», disse Del Potro, que subiu para 32.º após o triunfo no Jamor.

Na próxima ronda, o argentino defronta o croata Marin Cilic e, em caso de vitória, deverá encontrar de seguida Rafael Nadal.

A mesma sorte não teve Fernando Verdasco, finalista do Estoril Open. O espanhol, que ocupa agora o 17.º posto do ranking, perdeu, por 7-6 (9/7), 7-5, com o pouco conhecido Lu Yen-Hsun (55.º) que aproveitou as condições rápidas da Caja Mágica, de Madrid para impor o seu ténis.

Destaque igualmente para a eliminação de Nikolay Davydenko, vencedor no domingo em Munique. O russo, que trepou 12 lugares para 28.º, foi surpreendido pelo espanhol Marcel Granollers (50.º), em dois sets: 7-5, 6-2.

Nadal, Novak Djokovic, Roger Federer e Andy Murray estreiam-se esta quarta-feira.

O líder do ranking defronta Marcos Baghdatis, Djokovic enfrenta Kevin Anderson, Federer joga com Feliciano Lopez e Murray mede forças Gilles Simon.