Foi um balde de água fria para os adeptos, mas Juan Martin del Potro preferiu abandonar o Mutua Masters Open, para recuperar de pequena lesão na anca contraída na meia-final do Estoril Open. Ficou assim sem efeito, o aguardado duelo com Rafael Nadal nos oitavos-de-final do Masters 1000 que decorre na capital espanhola.

Entretanto, Novak Djokovic igualou a melhor série de vitórias consecutivas de Ivan Lendl em 1986, ao vencer o 29.º encontro consecutivo desde o início da época (o recorde é de John McEnroe com 42 encontros ganhos em 1984). O sérvio necessitou de apenas 51 minutos para eliminar o espanhol Guillermo Garcia-Lopez (29.º), com os parciais de 6-1, 6-2.

«É uma grande satisfação, um feito muito encorajado»", disse Djokovic, vencedor de cinco torneios este ano  (Open da Austrália, Dubai, Indian Wells, Miami e Belgrado), que vai agora defrontar o vencedor do confronto entre o espanhol David Ferrer, finalista em Monte Carlo e Barcelona, e o ucraniano Sergiy Stakhovsky.

Nos outros "quartos" já conhecidos, Roger Federer defronta o sueco Robin Soderling e Tomas Berdych mede forças com Thomaz Bellucci, "carrasco" de Andy Murray.

Oitavos-de-final:
Novak Djokovic (n.º2) - Guillermo García-Lopez, 6-1, 6-2
Roger Federer (n.º3) - Xavier Malisse, 6-4, 6-3
Tomas Berdych (n.º7) - Juan Monaco, 7-5, 6-3
Thomaz Bellucci - Andy Murray (n.º4), 6-4, 6-2
Robin Soderling (n.º5) - Jo-Wilfried Tsonga, 7-6 (10/8), 7-5