Novak Djokovic, número um mundial, anunciou esta sexta-feira que não estará presente no ATP Miami Open, juntando-se às lendas dos Grand Slam Rafael Nadal e Roger Federer na ausência do evento da próxima semana.

O sérvio de 33 anos venceu o seu 18.º Grand Slam e o nono título no Open da Austrália no mês passado. Isso colocou-o como o terceiro melhor de sempre, atrás dos 20 títulos conquistados por Federer e Nadal, que tentará defender o seu título do open francês no court de Roland Garros.

"Queridos fãs, lamento informar-vos que este ano não vou viajar para Miami para competir, tweetou Djokovic esta sexta-feira.

Djokovic, seis vezes vencedor em Miami, justificou a decisão com as restrições de viagens devido à pandemia e ao seu desejo de balançar a competição e a vida familiar.

"Decidi usar este tempo precioso em casa para ficar com a minha família", disse. "Com todas as restrições, preciso de encontrar balanço no meu tempo em competição e em casa. Anseio por voltar no próximo ano!".

Federer venceu o mais recente título entregue em Miami em 2019, o seu quatro título no evento, com o torneio do ano passado a ser cancelado devido à COVID-19. O suíço preferiu trabalhar no físico antes dos próximos grandes torneios da época.

Nadal, canhoto de 34 anos não joga desde que foi eliminado nos quartos de final da Open da Austrália, no mês passado, pelo grego Stefanos Tsitsipas.

"Triste por anunciar que não vou jogar em Miami, uma cidade que adoro", tweetou Nadal no início do mês. "Preciso de recuperar totalmente e ficar pronto para a temporada de terra batida na Europa".

Nadal procura o seu quinto título consecutivo no open francês e o 14.º título de Roland Garros na sua carreira. Nunca venceu o título em Miami, perdendo cinco finais.