O tenista espanhol Rafael Nadal conquistou hoje pela terceira vez consecutiva e pela oitava nos últimos nove anos o Torneio de ténis Conde Godo, em Barcelona, ao bater na final o compatriota Nicolas Almagro.

Nadal, segundo cabeça de série, superou Almagro, quarto, pela 10.ª vez em 10 confrontos, desta vez em dois “sets”, pelos parciais de 6-4 e 6-3, em uma hora e 32 minutos, num embate em que a chuva fez a sua aparição no início e no final.

No Conde Godo, Rafael Nadal, que até começou a perder por 3-0, não perde desde a segunda ronda de 2003, então frente ao compatriota Alex Corretja: depois disso, somou 39 vitórias consecutivas, sendo que falhou as edições de 2004 e 2010.

Com o triunfo de hoje, o espanhol somou também o 54.º título da carreira e o quarto da temporada, depois de São Paulo, Acapulco e Indian Wells, isto após ter estado mais de sete meses ausente dos “courts”, devido a lesão.

Nadal igualou ainda os seus oito títulos em Monte Carlo - onde falhou no último fim de semana o nono consecutivo -, um recorde na “era Open” que partilha com o argentino Guillermo Villas, vencedor por oito vezes em Buenos Aires.

Em matéria de terra batida, Rafael Nadal passou a contar 39 troféus, ficando a um do austríaco Thomas Muster (40) e a sete do recordista Guillermo Villas (46).