A semana dedicada à Taça Davis em ténis, e que assinalou o apuramento da Espanha e da República Checa para a final do Grupo Mundial, deixou o grupo dos dez melhores do circuito masculino inalterado.
Numa lista liderada pelo suíço Roger Federer, que regressou ao topo da classificação depois de ter chegado à final do Open dos Estados Unidos, continuam a figurar no “top-10” dois dos heróis da seleção de Espanha na Taça Davis.
David Ferrer, número cinco do Mundo, e Nicolas Almagro, décimo da hierarquia, foram dois dos jogadores que integraram a equipa que bateu os Estados Unidos por 3-1 e se juntou na final à República Checa.
Liderados pela maior figura, Tomas Berdych, sétimo do “ranking” mundial, os checos selaram o apuramento para a grande final da Taça Davis com um triunfo por 3-2 sobre a Argentina.
Uma semana depois de ter alcançado a melhor classificação de sempre na classificação do circuito, João Sousa desceu duas posições e passou a ocupar o lugar 109, que o mantém, no entanto, como o mais cotado português.
Frederico Gil afastou-se um pouco mais do grupo dos 100 melhores ao cair quatro posições, surgindo esta semana no 118.º posto.
Em femininos, o agrupamento principal no topo da hierarquia, que continua a ser comandada pela bielorrussa Victoria Azarenka, também não sofreu mexidas, depois de uma semana com um calendário “dedicado” a torneios menos cotados e sem as maiores figuras.
Entre as melhores portuguesas, Michelle de Brito continua no 120.º posto, enquanto Maria João Koehler subiu um degrau, surgindo agora na 135.ª posição.
As duas portuguesas não foram muito felizes esta semana, com ambas a perderem logo à primeira os torneios que disputaram. Michelle de Brito foi eliminada na primeira ronda do torneio do Quebeque, enquanto Koehler foi derrotada, também logo de entrada, no torneio chinês de Ningbo.
Comentários