O português Jaime Faria apurou-se hoje, pela primeira vez, para o quadro principal de um torneio ATP, no Estoril Open, ao bater na segunda ronda do ‘qualifying’ o eslovaco Lukas Klein, enquanto o compatriota Duarte vale foi eliminado.

O tenista do Centro de Alto Rendimento da Federação Portuguesa de Ténis superou no ‘court’ central do Clube de Ténis do Estoril, onde arranca segunda-feira o quadro principal do ATP 250 português, o terceiro cabeça de série da fase de qualificação em três ‘sets’, pelos parciais de 6-4, 6-7 (3-7) e 6-1.

“Acho que é um momento incrível, um grande começo de época. Não só o Estoril Open, mas acho que isto é um prémio pelo bom começo de época e do trabalho que fiz no final do ano passado. É incrível. O público que esteve hoje... Foram emoções que nunca tinha sentido antes. É aproveitar, desfrutar, mas manter os pés assentes na terra, porque amanhã [segunda-feira] ou terça-feira tenho de jogar outra vez. Não sei se no ‘court’ principal, mas espero que sim. Acho que estou bem preparado e tenho de continuar a dar o meu melhor”, afirmou o jovem de 20 anos.

Ao contrário de Faria, que eliminou o 128.º colocado no ‘ranking’ ATP, Duarte Vale não conseguiu contrariar o favoritismo do britânico Jan Choinski e, ao cabo de uma hora e 39 minutos, acabou derrotado no segundo encontro da fase de qualificação pelos parciais de 6-3 e 6-4.

Assim como Jaime Faria, o quarto português com acesso ao quadro principal de singulares do Estoril Open, a par de João Sousa, Nuno Borges e Henrique Rocha, o espanhol Pablo Llamas Ruiz e o francês Lucas Pouille também asseguraram a manutenção em prova.

O espanhol superou o compatriota David Jorda Sanchis por 6-2 e 7-6 (7-2), enquanto Pouille impôs-se no duelo de gauleses a Richard Gasquet, por 4-6, 6-3 e 6-2.