Pela primeira vez na história do ténis uma dupla 100 por cento portuguesa conquistou o Estoril Open. Na final do torneio, sob o olhar atento do Presidente da República, Nuno Borges e Francisco Cabral não deram hipóteses a Máximo González e André Göransson, vencendo em dois sets.

Veja as melhores imagens do triunfo de Nuno Borges e Francisco Cabral

Com o court central lotado, e com muito apoio do público, depois de um início equilibrado a dupla lusa conseguiu o primeiro break do encontro aos 3-2 e embalou desde logo para a vitória.

Não voltou a perder mais qualquer jogo nesse parcial inicial, conseguindo ainda mais um break e fechando o set com 6-2.

Depois entraram também com tudo no segundo set e conseguiram o break aos 2-1. O triunfo parecia cada vez mais uma certeza e, galvanizados, Borges e Cabral não vacilaram, mantendo o break de vantagem até ao fim e fechando o segundo parcial em 6-3, e garantindo o histórico título.

Os dois jovens nortenhos tinham no sábado, nas meias-finais, derrotado os bem mais cotados Jamie Murray e Michael Venus, primeiros cabeças de série, em dois ‘sets’, pelos parciais de 6-2 e 6-3, tornando-se desde logo na primeira dupla lusa a atingir uma final de pares do Estoril Open. Agora, neste domingo, no Clube de Ténis do Estoril, fizeram ainda mais história.

Para além de se terem tornado na primeira dupla portuguesa a conquistar o principal torneio nacional, tornaram-se também na segunda dupla portuguesa de sempre a conquistar um torneio de pares do circuito ATP, depois de Emanuel Couto e Bernardo Mota terem vencido os torneios de Casablanca e da Maia em 1997.

Nuno Borges e Francisco Cabral, ambos nascidos em 1997, receberam um ‘wild card’ da organização para disputar o quadro principal e, na sua estreia enquanto dupla num torneio do circuito ATP, tornam-se assim nos primeiros portugueses a conquistar o título de pares do Estoril Open.

Concluída a final de pares, joga-se a partir das 15h30 a final de singulares, entre o norte americano Frances Tiafoe e o argentino Sebastián Báez.