O tenista português Pedro Sousa cedeu hoje frente ao alemão Simon Greul no encontro da primeira ronda da fase de qualificação de singulares do Open dos Estados Unidos, a quarta e última prova do Grand Slam do ano.

Pedro Sousa (227.º na classificação do circuito profissional) não conseguiu contrariar Simon Greul (239.º), que fechou com os parciais de 6-2 e 7-5 o encontro de estreia do português no Open dos Estados Unidos.

Em Flushing Meadows, Nova Iorque, Sousa somou a terceira participação em torneios do Grand Slam.

Em julho, o tenista português jogou em Wimbledon e também foi eliminado na ronda inaugural da fase prévia.

Em maio, Pedro Sousa atuou em Roland Garros, o seu primeiro torneio do Grand Slam, e atingiu a terceira eliminatória do "qualifying".

Hoje, Frederico Gil e João Sousa também disputam o acesso à segunda ronda da qualificação do Open dos Estados Unidos.

Frederico Gil (114.º) defronta o francês Pierre-Hugues Herbert (251.º) e João Sousa (121.º) enfrenta o brasileiro Ricardo Mello (168.º).

Rui Machado, que não compete desde Wimbledon, foi o único português com entrada direta no quadro principal de singulares.

Na qualificação feminina, em que também participam 128 tenistas e apenas 16 se apuram para o quadro principal, Michelle Larcher de Brito (118.º) joga com a bielorrussa Ekaterina Dzehalevich (1.032.ª) e Koehler (140.ª) com a brasileira Teliana Pereira (217.ª).

Os encontros das portuguesas referem-se à ronda inaugural da qualificação de singulares.