O primeiro dia do US Open em ténis, o último torneio do ‘Grand Slam’ da temporada, fechou sem grandes surpresas, mas com o afastamento da porto-riquenha Monica Puig, campeã olímpica nos Jogos Rio2016.

Depois de ter surpreendido no Rio de Janeiro, Puig, 35.ª do 'ranking' mundial, despediu-se prematuramente do torneio nova-iorquino ao perder com a chinesa Zheng Saisai, por 6-4 e 6-2.

Para alcançar a medalha de ouro olímpica, a primeira na história de Porto Rico em todas as modalidades, Monica Puig eliminou, entre outras, a espanhola Garbine Muguruza e a alemã Angelique Kerber, que na segunda-feira garantiram passagem à segunda ronda do torneio norte-americano.

Kerber, vencedora do Open da Austrália e finalista em Wimbledon, jogou pouco mais de meia hora no seu primeiro encontro em busca da sua primeira vitória nos Estados Unidos, beneficiando da desistência, devido ao calor, da eslovena Polona Herccog.

A espanhola Garbine Muguruza foi obrigada a dar a volta ao encontro, depois de ter perdido o primeiro 'set' por 2-6, para a belga Elise Mertens, vencendo os seguintes por 6-0 e 6-3.

No quadro masculino, o líder da hierarquia mundial e defensor do título do US Open, Novak Djokovic, precisou de ir a um quarto ‘set’ para derrotar o polaco Jerzy Janowicz, pelos parciais de 6-3, 5-7. 6-2 e 6-1.

“Não foi um jogo fácil, muito pelo contrário, Estamos no início do torneio e a minha concentração não esteve ao melhor nível, mas o importante era conseguir vencer”, afirmou o sérvio.

Melhor esteve Rafael Nadal, campeão em 2010 e 2013 e quarto cabeça de série em Nova Iorque, que bateu o uzbeque Denis Istomin, por 6-1, 6-4 e 6-2, no regresso aos ‘majors’ depois de ter abandonado o torneio de Roland Garros e de prescindido de Wimbledon devido a uma lesão no pulso.

“Não é fácil estar sem competir dois meses e meio. Apesar de me sentir bem, preciso de recuperar confiança no meu pulso”, afirmou o espanhol, que conquistou a medalha de ouro em pares nos Jogos Olímpicos Rio2016.

O canadiano Milos Raonic, quinto favorito, precisou de cerca de uma hora para se impor ao alemão Dustin Brown (6-4, 7-5 e 6-1) e garantir presença na segunda ronda, na qual também já estão os franceses Jo-Wilfried Tsonga e Gael Monfils.

A outra surpresa do dia foi protagonizada pelo também francês Richard Gasquet, semifinalista em 2013 e que no ano passado marcou presença nos ‘quartos’ em Flushing Meadows, que ‘caiu’ frente ao britânico Kyle Edmund 6-2, 6-2 e 6-3.

O português Gastão Elias foi eliminado na primeira ronda, ao ser derrotado pelo ucraniano Sergiy Stakhovsky, numa 'maratona' de cinco ‘sets’ que durou três horas e 20 minutos.

João Sousa, o melhor português do ‘ranking’ mundial, no 36.º posto, estreia-se hoje no quadro de singulares contra o dominicano Victor Estrella Burgos (83.º).

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.