O suíço Roger Federer e a norte-americana Serena Williams tiveram hoje uma jornada fácil em Roland Garros, com triunfos bem desnivelados ante os adversários que o sorteio lhes colocou pela frente na segunda ronda da prova.

Ao quarto dia, o Grand Slam francês de ténis deixou de ter portugueses em ação, com o afastamento de Nina Bratchikova e João Sousa - que obrigou o espanhol Feliciano Lopez a "apertados" quatro “sets”.

Depois do apuramento do sérvio Novak Djokovic, que na véspera passou a primeira ronda, hoje foi a vez do segundo cabeça-de-série, Federer, se qualificar, mas já para o terceiro jogo.

Com 6-2, 6-1 e 6-1 sobre o inexperiente indiano Somdev Devvarman, concretizou a sua 56.ª vitória em Roland Garros, a duas apenas do recorde, que é partilhado por Guillermo Vilas e Nicola Pietrangeli.

O espanhol David Ferrer, quarto cabeça-de-série, finalista derrotado no Estoril, segue igualmente para a terceira ronda, com 6-2, 6-1 e 6-3 sobre o seu compatriota Albert Montañés.

João Sousa passou uma ronda na prova e hoje, na segunda, deu bastante trabalho ao espanhol Feliciano Lopez, 43.º do “ranking”, que acabou por vencer por 3-6, 6-3, 6-4 e 6-4.

Para o português, fica o conforto de ter sido o terceiro luso a passar uma ronda em Roland Garros, bem como assegurar uma melhoria do seu atual ranking, 119.º.

No quadro feminino, Serena Williams também entrou de forma fulgurante na prova: em apenas 1h02 horas, a número um mundial aplicou 6-1 e 6-2 à francesa Caroline Garcia, elevando para 26 a sua série vitoriosa.

Com alguma surpresa, a dinamarquesa Caroline Wozniacki (10.ª cabeça-de-série) perdeu por 7-6 (7-5) e 6-3, ante a sérvia Bojana Jovanovski, em confronto da segunda ronda.

Eliminada também está a portuguesa de origem russa Nina Bratchikova, 107.ª do “ranking” mundial, que na última edição do torneio tinha passado três rondas.

Agora, não teve sorte no torneio e logo na primeira ronda (jogo adiado da véspera por chuva) teve pela frente a russa Maria Kirilenko, 12.ª favorita, fácil vencedora em 6-0 e 6-1.

A terceira favorita, Victoria Azarenka, da Bielorussia, segue para a segunda eliminatória, superando por 6-1 e 6-4 a russa Elena Vesnina.