Frederico Gil mantém-se no Sparkassen Open 2011, que decorre em Braunschweig, apenas na variante de pares, depois de sido impedido de ir além dos quartos-de-final.O melhor tenista português no ranking ATP, onde ocupa o 91.º lugar, foi surpreendido pela agressividade do russo Evgeny Donskoy (196.º), que se impôs, pelos parciais de 6-4, 7-6 (7/3). Para se avaliar a qualidade do jogo do adversário – que Gil já tinha encontrado no ano passado –, quase metade (32) do total de pontos (77) ganhos por Donskoy foram obtidos com o seu primeiro serviço.

«Ele joga rápido e forte, com uma alta percentagem de primeiros serviço e tira bastante partido destas condições rápidas. Eu devia ter conseguido jogar mais agressivo e sólido, mas acabei por cometer alguns erros. Devia ter também aproveitado um pouco a vantagem de 2-0, logo no início, mas não consegui soltar-me», explicou Gil.

Hoje à tarde, Gil e Leonardo Tavares discutiam o acesso á final de pares com o alemão Martin Emmrich e o sueco Andreas Siljestrom. Ontem, a dupla portuguesa beneficiou da desistência dos checos Ivo Minar e Lukas Rosol.

Após o torneio de Braunschweig, Gil estará ao serviço da Taça Davis. Depois da deslocação à Suíça, o tenista português estará a treinar-se em Portugal durante uma semana, antes de ir disputar três torneios: Poznan (“challenger”), Gstaad e Kitzbuhel (ambos do ATP World Tour).