Após uma "aliança estratégica" com o circuito masculino de ténis (ATP) em fevereiro, o Fundo de Investimento Público da Arábia Saudita (PIF, na sigla em inglês) firmou uma "aliança plurianual" com o circuito feminino (WTA), segundo um comunicado publicado esta segunda-feira (20).

Assim como no caso da ATP, o PIF vai patrocinar o ranking mundial do ténis feminino e "trabalhará com a WTA para desenvolver iniciativas existentes e futuras para as jovens jogadoras".

O anúncio chega meses depois de a capital da Arábia Saudita, Riade, ter sido escolhida como sede do WTA Finals de 2024 a 2026.

Desde 2021, a Arábia Saudita faz altos investimentos no desporto mundial: compra do Newcastle, criação de um circuito paralelo de golfe (LIV), organização do Rali DaKar e a contratação de estrelas do futebol como Neymar, Cristiano Ronaldo e Karim Benzema para o campeonato saudita, entre outros.

No ano passado, o país organizou seu primeiro evento da ATP, as finais do Next Gen, que reúne os melhores jogadores jovens do circuito. Além disso, foi palco de dois jogos exibição entre estrelas do ténis: Novak Djokovic vs Carlos Alcaraz e Ons Jabeur vs Aryna Sabalenka.

No início de janeiro, a Arábia Saudita nomeou o espanhol Rafael Nadal como embaixador da sua federação de ténis.