O tenista português Gastão Elias admitiu ter feito o “pior jogo” dos últimos cinco anos, mas, ainda assim, bateu domingo o alemão Alexander Zverev e qualificou-se para a terceira ronda do “qualifying” de Delray Beach, nos Estados Unidos.

"Foi o meu pior jogo dos últimos cinco anos, eu diria. Tive que esquecer por completo o plano de jogo que tinha e fazer outra coisa completamente diferente", disse à agência Lusa Gastão Elias, depois de bater Zverev, 810.º jogador mundial, por 4-6, 7-5 e 6-4, em duas horas e 22 minutos.

Zverev chegou a servir para fechar o encontro e afastar o tenista luso, 174.º da hierarquia e sexto cabeça de série do torneio de qualificação.

"Quando ele estava a servir para fechar o encontro, resolvi dar dois ou três passos atrás e não cometer erros, simplesmente mexer bem a bola. E, com isso, consegui dar a volta ao jogo e, mesmo jogando muito mal, vencer, que é o importante", disse.

Na terceira e última ronda de qualificação, Gastão Elias vai jogar hoje o acesso ao quadro principal com o norte-americano Robby Ginepri, que segue atualmente no 317.º posto do ranking, mas já foi 15.º (26 de dezembro de 2005) e conta três troféus ATP.