Frederico Gil e Rui Machado ficaram a conhecer, esta manhã, os seus adversários na primeira eliminatória de Roland Garros, o Grand Slam em terra batida, que tem início no domingo. Gil, actual 77.º na tabela ATP, tem a dificil missão de enfrentar o cipriota Marcos Baghdatis, 29.º no ranking mundial e 27.º na lista de cabeças de série.
 
Gil nunca ganhou no quadro principal de Roland Garros, mas poderá aproveitar o mau momento do cipriota que só venceu dois encontros nos últimos oito torneios que disputou. Os dois tenistas já se defrontaram por duas vezes, ambas em 2009 e em "hardcourts", com Baghdatis a vencer na eliminatória da Taça Davis e Gil a impor-se no torneio de New Haven.
 
Já Machado (115.º) terá como oponente o francês Julien Benneteau (83.º), adversário que encontra pela primeira vez no circuito profissional. Ao contrário de Gil, o tenista algarvio já passou uma ronda, em 2009, depois de vir do qualifying e antes de ser afastado por Fernando Gonzalez.

Em relação aos favoritos, Rafael Nadal estreia-se diante do norte-americano John Isner (39.º), mais conhecido por ter sido o vencedor do maior encontro da história do ténis, em Julho passado, em Wimbledon, em que derrotou Nicolas Mahut, ao fim de 11 horas e cinco minutos.
 
Novak Djokovic, que poderá destronar Nadal da liderança do ranking, começa por defrontar o  holandês Thiemo de Bakker (71.º) e poderá somar a 40.ª vitória consecutiva (38.ª neste ano). O campeão do Estoril Open, Juan Martin del Potro joga com o croata Ivo Karlovic e, se passar o "rei dos ases", o argentino poderá encontrar Djokovic na terceira ronda.
 
Roger Federer volta a defrontar o espanhol Feliciano Lopez (41.º), a quem ganhou há poucas semanas, em Madrid, depois de salvar um match-point. E Andy Murray terá  como adversário, o francês Eric Prodon (118.º), vindo do qualifying.
 
No torneio feminino, a número um Caroline Wozniacki começa o torneio frente a uma adversária com o dobro da idade, a japonesa Kimiko Date Krumm (60.ª), de 40 anos. Kim Clijsters joga com a bielorrussa Anastasiya Yakimova (100.ª), Vera Zvonareva com a espanhola  Lourdes Dominguez Lino (43.ª) e Victoria Azarenka com a checa Andrea Hlavackova (97.ª).
 
Outros duelos da primeira ronda: Samantha Stosur-Iveta Benesova, Francesca Schiavone-Melanie Oudin, Maria Sharapova-Mirjana Lucic, Li Na-Barbora Zahlavova.