O tenista português Gonçalo Oliveira caiu hoje na segunda ronda do ‘challenger’ de Santiago, ao perder com o salvadorenho Marcelo Arevalo, em três ‘sets’.

O portuense, de 22 anos, não conseguiu contrariar o teórico favoritismo do oitavo cabeça de série, despedindo-se do torneio chileno com uma derrota pelos parciais de 6-4, 4-6, e 7-5, em duas horas e 44 minutos.

Na semana em que ocupa o melhor ‘ranking’ da carreira (subiu ao 211.º posto), Oliveira perdeu o seu primeiro jogo de serviço no encontro, mas devolveu o ‘break’ ao 207.º jogador mundial, conseguindo adiar o desfecho do ‘set’.

A servir para igualar o marcador a cinco, o quinto tenista nacional permitiu o ‘break’ e a vitória no parcial a Arevalo.

Aguerrido, Oliveira não desmoralizou e, no segundo ‘set’, foi o primeiro a conseguir o ‘break’, no quinto jogo, sofrendo, no entanto, o ‘contra-break’ de imediato. A igualdade manteve-se até ao nono jogo, quando, à terceira, o português quebrou o serviço do salvadorenho e rumou à vitória no parcial.

O terceiro ‘set’ foi pautado pelo equilíbrio, já que nenhum dos jogadores enfrentou qualquer ponto de ‘break’ até ao 11.º jogo, quando o número cinco nacional dispôs de uma oportunidade para quebrar o serviço a Arevalo, que desperdiçou.

Mais experiente, o salvadorenho, de 27 anos, confirmou o triunfo no jogo seguinte, já depois de Oliveira ter evitado dois ‘match-points’.