Guilherme Cruz e Andreia Semeano celebraram duas das primeiras vitórias do Campeonato Nacional Absoluto/Taça Guilherme Pinto Basto, cuja 98.ª edição começou este domingo, nos campos cobertos de piso rápido do Complexo de Ténis do Jamor, em Oeiras.

Foi já com os holofotes da nave de campos cobertos ligados que Guilherme Cruz, do Sport Club do Porto, resistiu a uma batalha de três partidas e afastou o primeiro cabeça de série do qualifying, João Teixeira (da Escola de Ténis da Maia e número 15 do ranking nacional). Os parciais de 6-2, 6-7(4) e 6-4 permitiram-lhe marcar encontro com Afonso Almeida (6-0 e 6-0 a Afonso Mendes Pinto) na ronda de acesso ao quadro principal.

Horas antes, também o segundo pré-designado ficou pelo caminho, com Miguel Redmont a ser responsável pelo afastamento de Paulo António Silva em duas partidas (6-4 e 7-5).

Em sentido contrário, Nuno Pinheiro (6-2 e 7-5 a Francisco Vilaça) e Afonso Portugal (6-3 e 6-0 contra Duarte Correia) conseguiram confirmar o favoritismo e fazem parte do grupo de 16 jogadores que na segunda-feira disputarão a segunda e última etapa da qualificação.

Já no quadro feminino, mais pequeno, havia apenas quatro vagas por apurar. Andreia Semeano, a melhor classificada entre as inscritas, venceu Marta Serrano por 6-2 e 6-4; Beatriz Casaca superou Inês Esteves por 6-1 e 6-1; Dana Avramenko levou a melhor contra Ema Gil Pires por 2-6, 6-3 e 6-4 e Analu Freitas triunfou por 6-3 e 6-0 no encontro com Maria Oliveira.

As quatro tenistas juntaram-se a Rosário Louro, Gabriela Matos, Catarina Silva e Catarina Castanho, que seguiram para o quadro principal sem precisarem de entrar em ação.

Na segunda-feira, para além de se disputarem os encontros da ronda de acesso do qualifying masculino, também serão sorteados os quadros principais deste Campeonato Nacional Absoluto/Taça Guilherme Pinto Basto. A cerimónia está prevista para as 12 horas.

Quanto ao Campeonato Nacional de Ténis em Cadeira de Rodas/Taça Angelini Farmacêutica será disputado entre os dias 10 e 12 de novembro no mesmo palco.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.