O tenista português Henrique Rocha qualificou-se hoje para a segunda ronda do Lisboa Belém Open, que decorre até domingo no Club Internacional Foot-ball (CIF), em Lisboa, enquanto o compatriota Jaime Faria foi eliminado na estreia.

O jovem portuense, número 168.º no ranking ATP aos 20 anos, alcançou um dos melhores triunfos da carreira, ao superar nos ‘courts’ do CIF o brasileiro Thiago Wild (87.º ATP) em dois sets, pelos parciais de 7-6 (7-4) e 6-3.

Henrique Rocha, que recentemente bateu o norueguês Casper Ruud, então número nove mundial, na Taça Davis, marcou assim encontro nos oitavos de final com o italiano Federico Arnabolde (228.º ATP), 'carrasco' de Duarte Vale na jornada inaugural.

Ao contrário do parceiro de pares, Jaime Faria, 163.º colocado na hierarquia mundial, não resistiu ao experiente adversário espanhol, Oriol Roca Batalla (160.º ATP), campeão do Braga Open em 2023, e acabou derrotado com os parciais de 7-5 e 6-2.

A segunda ronda do quadro de singulares do Lisboa Belém Open, torneio da categoria 100 do ATP Challenger Tour, contará assim com a participação de Frederico Silva, apurado desde terça-feira e de Henrique Rocha, ambos com duelo agendado para amanhã a partir das 10:00.