Marion Bartoli e Sabine Lisicki tentam sábado recolocar França ou Alemanha na galeria das campeãs do torneio londrino de Wimbledon, terceiro Grand Slam da temporada.

Bartoli, que igualou a melhor prestação de sempre num Grand Slam (chega pela segunda vez à final de Wimbledon, depois de 2007), vai tentar repetir a façanha de Amelie Mauresmo, a última francesa a sagrar-se campeã em Londres, na edição de 2006.

Quanto a Lisicki, que também tinha alcançado em Wimbledon a melhor prestação num “major”, quando chegou às meias-finais de 2011, tem a “missão” de repetir um triunfo mais antigo, já que a última vitória alemã em Londres data de 1996, quando Steffi Graf ganhou o sétimo e último título na centenária competição inglesa.

A jornada do 11.º dia de Wimbledon ficou também marcada por mais um sucesso para o ténis português, com a qualificação de Frederico Silva, que faz equipa com Kyle Edmund, para os quartos-de-final do torneio júnior de pares.

A dupla luso-britânica, primeira cabeça de série e campeã da variante dos dois últimos Grand Slam, nos Estados Unidos e Roland Garros, bateu a equipa formada pelo alemão Maximilian Marterer e o austríaco Lucas Miedler em dois “sets”, pelos parciais de 6-3 e 6-4, em 1:01 horas.

Nos quartos de final, Frederico Silva e Kyle Edmund defrontarão a equipa constituída pelo belga Clement Geens e o norte-americano Noah Rubin, sexta cabeça de série do quadro.

No primeiro embate dos quartos-de-final de singulares femininos, Bartoli, 15.ª do “ranking” mundial, tinha ganho com facilidade à belga Kirsten Flipkens, 20.ª da hierarquia, em dois “sets”, pelos parciais de 6-1 e 6-2, em 1:02 horas.

No confronto seguinte, numa “maratona de quase 2:20 horas, Lisicki, 24.ª do “ranking” mundial, bateu a polaca Agnieszka Radwanska, quarta jogadora do mundo, em três “sets”, pelos parciais de 6-4, 2-6 e 9-7.

No historial dos frente a frente entre Bartoli e Lisicki, a germânica leva vantagem, já que venceu três dos quatro embates anteriores.

Em Wimbledon, as duas finalistas vão cruzar-se pela terceira vez, depois de uma vitória para cada: Bartoli venceu na edição de 2008, logo na primeira ronda, e Lisicki ganhou em 2011, nos quartos de final.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.